Sujeito expletivo, novamente - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Sujeito expletivo, novamente

Será que o conceito de sujeito expletivo se aplica exclusivamente aos verbos que indicam fenómenos naturais, tais como “chover”, “nevar”, ou também se aplica relativamente ao verbo “haver”?

Teresa David Portugal 7K

Os sujeitos expletivos não têm realização lexical no português-padrão, sendo, por isso, denominados sujeitos nulos expletivos. Estes marcam a posição do sujeito em construções com verbos impessoais, como os que indicam fenómenos naturais («Chove.»), mas também com outros verbos impessoais, como haver («Há uma mosca nesta sala.») ou parecer («Parece que ele não vem.»).

A nível dialectal, podemos encontrar sujeitos expletivos realizados lexicalmente, à semelhança do que acontece com outras línguas:

«Ele choveu na semana passada.»

«It rained last week.»

Eva Arim