Qual a diferença entre as expressões «de contrário» e «caso contrário»?
Podem dizer-me o que significa totiço?
Numa pesquisa do seu uso pelo Google, parece ser «cara» ou «focinho» («levas um murro no totiço»), ou «cabeça» («caem em cima do totiço e do capô do carro») e até penso ser uma forma de trança ou totó («cortaste-me metade do totiço») mas pelo menos é algo que tem forma e consistência material, supostamente conhecidas («na forma de um totiço»). Até acho que pode ser usado como insulto («de facto tudo começou com a minha esposa a chamar-me totiço!»).
Essa palavra "existe" ou é mais uma dessas novas palavras que surgem todos os dias das mentes criativas dos jovens?
Tendo algumas dúvidas para conjugar o verbo aplaudir no presente do conjuntivo, muito grato ficarei pelo favor da vossa informação.
Gostaria que me tirassem a seguinte dúvida (e que me esclarecessem): Qual destas duas palavras, manuseio ou manuseamento, é mais correcto empregar na seguinte frase: «(...) alguns alunos ainda não apresentam grande desenvoltura no manuseio da tesoura»?
Existe a palavra pizzeiro como «profissional de restauração»? Se não, qual o termo mais correcto a aplicar a esse profissional?
O todo integra a parte ou a parte integra o todo? Por exemplo, «a casa x integra a aldeia y» ou «a aldeia y integra a casa x»?
Muito obrigado pela vossa disponibilidade.
Estou neste momento a passar um texto escrito em português do Brasil para o de Portugal e, apesar do contacto relativamente frequente com o português do outro lado do Atlântico, descubro que a tarefa é mais complicada do que pensava.
Por exemplo, decifrar o contexto em que «você» corresponde a «tu», sobretudo quando na mesma frase se misturam os pronomes (eg. «Ora, chefe, eu te conheço e sei que está de mau humor»). Têm algum conselho que me possa ajudar a ultrapassar esta dificuldade?
Muito obrigada pela atenção dada a estas questões.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações