Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ana Dobravoski Acadêmica do curso de Pedagogia Cascavel, Brasil 5K

Li alguns livros e alguns artigos que levam a palavra amonetário como termo de não existir moeda, dinheiro. Mas procurei o significado em dicionários e com um professor, e ele me disse que essa palavra não existe!

Fiquei espantada com isso... queria saber o porque... o que quer dizer amonetário e como posso usar essa palavra mesmo não existindo.

Por favor me ajude... estou ansiosa pela resposta. Obrigada, desde já!

Fernando José Vasconcelos Pestana Estudante Rio de Janeiro, Brasil 25K

As contrações dos pronomes pessoais retos com as preposições levam-me a classificar, por exemplo, dele como pronome possessivo. E nele (em + ele), como devo classificar? Obrigado!

Helena Mourato Professora Entroncamento, Portugal 12K

Gostaria de saber se a palavra professor e a palavra profissão são da mesma família.

Alonso Meleiro Estudante de Português Lisboa, Portugal 6K

Se possível, agradeço que me informem que nome tem em português o peixe que é designado em espanhol como mojarra. Segundo a Enciclopédia Encarta (em espanhol), o nome científico do peixe é: diplodus vulgaris.
Muito agradecido.

Rui Ferreira Matias Director do Instituto de Cultura de Portimão Portimão, Portugal 10K

«Alter rixatur de lana soepe caprina» é um verso de Horácio que tentei traduzir à letra e que significa mais ou menos : «um outro brigão de lã soepe (?) de cabra. Estando em causa a origem da expressão «questões de lana-caprina» e por não conseguir obter o significado de soepe, que deverá tratar-se de alguma declinação, muito grato ficaria pela sua tradução.

Bem hajam por todo o vosso serviço à causa da cultura portuguesa.

Márcia Dalva Pedagoga Chapecó, Brasil 2K

Constantemente leio em manchetes ou ouço em chamadas de noticiários a seguinte frase: «Mais de (...) presos estão foragidos em (...)»

Pergunta: Há coerência nesta construção? Não contraria a lógica «se estão presos, logo não estão foragidos... se estão foragidos, logo não estão presos»?

Ainda, quem garante que estão foragidos naquele determinado local, marcado pela preposição em?

Seria "mais" correto – ao contrário de «Mais de dois mil presos estão foragidos em São Paulo» – utilizar uma construção como «Mais de dois mil presidiários paulistas estão foragidos»?

Miguel Mendonça Desempregado Lisboa, Portugal 5K

Gostava, se possível, que me esclarecessem a seguinte dúvida: na frase «deixaram atrás de si», o uso do «si» é correcto? Não é «si» referente a um sujeito singular? No entanto, a alternativa «deixaram atrás deles» não me soa bem em certas situações.

Obrigado.

Nuno Pimentel Informático Lisboa, Portugal 15K

Um colega meu disse esta frase: «Isso é traumático.» O que eu acho é que ele quer dizer «Isso é traumatizante» (= «causa ou pode causar traumas»), mas não encontro a palavra em nenhum dicionário on-line. Podem-me esclarecer a diferença?

Clara Pinto Estudante Guimarães, Portugal 5K

Diz-se «ventos "alísios"», ou "alíseos"?

Maria Silva Professora Lisboa, Portugal 6K

Estou a conferir a contagem de artigos. Verifico que a contagem inicial estava errada. É correcto dizer: «Justifica-se a conferência»?

Grata pela colaboração.