DÚVIDAS

O sentido denotativo e conotativo de algumas frases feitas
Eu queria saber o sentido denotativo e conotativo desses seguintes ditados: — A pressa é inimiga da perfeição. — Quem espera sempre alcança. — Quem com porcos anda, farelos come. — Você fala pelos cotovelos. — Filho de peixe, peixinho é. — Em casa de ferreiro, o espeto é de pau. — Quem planta vento, colhe tempestade. — Em terra de cego, quem tem olho é rei. — Quem com ferro fere, com ferro será ferido. — Diga-me com quem andas e eu te direi quem és. — Mais vale um pássaro na mão que dois voando. — Quem ajuda aos pobres, empresta a Deus. — Quem vê cara não vê coração. Obrigada.
A origem e o significado do termo Larus
Estou a ajudar a minha filha a fazer um trabalho sobre a protecção do ambiente e da natureza, deparei-me com a palava Larus e, depois de muitas voltas dar pela net, vim aqui parar. Será que me podiam explicar qual a origem desta palavra e o seu significado? O significado deduzi que ou é gaivota ou um género de aves e não só gaivotas. Vem do grego? Vem do latim? Sou uma curiosa em matéria de língua portuguesa. Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa