Gostaria de saber se deve haver espaço antes e depois da barra no seguinte título: «Informe de Contas/2007». Neste caso, a barra não é equivalente a «e/ou» nem a «por». Está simplesmente separando o nome do relatório do ano a que se refere.
Uma vez que não encontrei no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa nem na vossa página quaisquer referências às expressões «sistema multinível» ou «sistema multinivelado», gostaria de saber até que ponto é correcto as suas utilizações em português.
Por substituição, uso presentemente «sistemas de múltiplos níveis», embora pense que as formas anteriores são mais concisas e transmitirão a mesma ideia, ou seja, a de um sistema que possui vários níveis ou que actua sobre vários níveis.
Obrigado.
Como é que ficam as palavras meio-dia e arranha-céus no plural?
Peço-lhes o obséquio de orientar-me no uso de duas palavras: infinitamente e infinitivamente. São sinônimas?
Agradeço-lhes antecipadamente.
Gostaria de saber a origem da palavra lua. De onde vem e o que significa?
Obrigada.
Qual é o plural de bem-te-vi?
Na frase «Um vintém chega para todas as despesas da semana», como se classifica «da semana»? Complemento determinativo de tempo, ou de posse?
«Tudo, em volta de mim, tem uma cor de morte.» Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
Metáfora, ou imagem?
Obrigado.
Está correta a vírgula inserida após «livros» no trecho abaixo, retirado de uma página sobre direito?
«Cópia de Livros — A disputa travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta da legalidade de cópias de livros, é um dos assuntos que está no palco de debates de peso de Migalhas.»
Estando correta a vírgula, por acaso o trecho «... travada entre estudantes, professores e bibliotecários contra editores por conta de cópias de livros» seria uma oração subordinada adjetiva restritiva?
Sendo este o caso, é possível inserir vírgula ao final de orações desse gênero quando elas têm tamanho significativo?
Agradeço imensamente o auxílio.
Gostaria de saber a correta regência nominal da palavra fracasso:
«... em virtude do fracasso do Estado de corrigir as mazelas...»
Grato.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações