Sobre o Dicionário Morais
Qual é a verdadeira importância do famoso Dicionário Morais da Língua Portuguesa? E porque é tão difícil adquiri-lo? Por volta do ano de 2001/2002, sei que houve nova edição em Portugal e algumas pessoas conseguiram um exemplar. Qual é o mistério do Dicionário Morais, que nem as grandes livrarias do país ouviram falar, sequer?
Obrigado.
Marido e esposo
Qual é a diferença entre marido e esposo? É verdade que esposo é uma palavra que só pode ser usada no dia do casamento?
A palavra envolvência
Gostaria de saber se a palavra "envolvência" existe, visto não encontrar registo dela em nenhum lado.
Obrigada.
A etimologia da palavra sertão
Qual a etimologia da palavra sertão? Quando aparece na língua escrita e qual o sentido original?
A etimologia da palavra linguagem
Explicar a etimologia da palavra linguagem, sua origem e suas dimensões.
A tradução de "steric effect"
Como traduzir "steric effect", efeitos estes que resultam em repulsões entre nuvens electrónicas que rodeiam átomos forçados a aproximarem-se no espaço, apesar de estarem separados. Considerando que são efeitos descritos na química orgânica, onde existem termos como estereoquímica e estereoisómero, pergunto se se traduz para "efeitos estéreos", ou então para evitar a confusão com o estéreo radiofónico, empregar a opção "efeito estérico". Esta opção é mais próxima da utilizada em francês "effet stérique".
Um obrigado antecipado e pelo sítio Ciberdúvidas.
Sobre enviar-to-ei
"Enviar-to-lo-ei" é uma conjugação possível?
Parabéns pelo excelente trabalho que estão a fazer.
A grafia em português de nomes russos
Como devemos grafar o nome do jogador da ex-URSS: "Yashin" (para os ingleses) e "Iachine" (para os franceses)?
E "Dassaev" (aparece também "Dasaev" e mesmo "Dassaiev")?
Há algum livro que eu possa consultar que ajude a identificar a grafia correcta em português de nomes originalmente em cirílico?
Muito obrigada pela ajuda.
«Gotas de orvalho»
Numa questão em que se pretende localizar erros (sem especificação de tipo), não se deveria considerar como "erro" a expressão «gotas de orvalhos»?
Muito obrigada.
«Fazer mímica» e mimicar
Gostaria de saber se é correcto dizer/escrever «fazer mímica» ou «fazer a mímica de». Será que é mais seguro optar por «mimicar (algo)»?
