Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Nuno Vasco Estudante Coimbra, Portugal 6K

Gostaria de saber se podemos empregar o termo "sinonimamente", no sentido de «sinónimo». Por exemplo, dizer que «a Escola de Palo Alto (colégio invisível) é apelidada "sinonimamente" de Nova Comunicação».

Obrigado pela vossa resposta.

Josane Andrada Aposentado Porto Alegre, Brasil 9K

Aqui no Brasil observo o uso do sufixo -ório quando o dicionário prevê o uso de -dor. Exemplo: "fiscalizatório" por fiscalizador. Existe uma regra para este uso, ou é válido apenas o que se encontra no dicionário?

Salomé Parra Professora Olhão, Portugal 4K

Existe algum verbo que derive do nome consecução, ou apenas o verbo conseguir lhe corresponde?

José Raeiro Estudante Porto, Portugal 2K

Gostaria de saber como proceder para a formação de uma palavra que não existe em qualquer dicionário. Refere-se a um período geológico de Marte que em inglês se dá pelo nome de Phyllocian. O nome deriva dos minerais chamados filossilicatos. Partindo do exemplo do período Ordovician em inglês, que em português se forma como Ordovícico, gostaria de saber qual será a estrutura mais aceitável para este termo: "Filócico", ou "Filóssico"?

Muito obrigado.

Robson Oliveira Músico São Paulo, Brasil 60K

Qual a etimologia da palavra esperança?

Ana Rita Sousa Jurista Alenquer, Portugal 4K

Estou no emprego e, aqui, não disponho de nenhum dicionário de língua portuguesa em papel. O regulamento do actual Código do Trabalho refere como trabalho de «risco elevado» o trabalho hiperbárico. Pesquisei a palavra no Priberam e também no vosso site, mas em nenhum dos casos a palavra hiperbárico foi reconhecida.

Peço a vossa ajuda para esclarecer.

Eduardo Alcântara Técnico ele{#c|}tromecânico Rio de Janeiro, Brasil 8K

Gostaria de tirar uma dúvida final, tendo em vista que já consultei outras perguntas a respeito, mas ainda não me esclareceram: qual a pronúncia correta de oblongo: "ob-lon-go", ou "o-blon-go"? Ouço muitas pessoas falando como se o b fosse mudo ou até mesmo como se formasse uma sílaba, como está na primeira forma, mas sempre pronunciei da segunda forma apresentada. Então gostaria de sanar essa dúvida, se eu estou ou os outros estão "remando contra a maré".

E parabéns pelo site.

Maria Ferreira Professora Zurique, Suíça 65K

Gostaria de saber o significado destes provérbios:

«Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao do vizinho.»

«A perseverança tudo alcança.»

Admário Costa Lindo Escriturário Póvoa de Varzim, Portugal 9K

Tal como Carlos Rocha, também eu consegui confirmar a existência da palavra mbuwe/mbwe [Resposta O uso de bué (= «muito»), novamente].

Gostaria apenas de saber qual a verdadeira grafia da palavra.

Os meus parabéns pela manutenção da Bíblia Virtual da Linguística em Português.

Mário Branco Gestor de comunicação Lisboa, Portugal 16K

O que significa o termo (financeiro) imparidade?