Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: interjeição
Ana Christina Fonseca Estudante São Vicente, Brasil 25K

Quero saber qual é a origem da palavra oxente, que os nordestinos tanto dizem.

Obrigada.

Verónica Tavares Escriturária Castelo Branco, Portugal 11K

Gostaria de saber se existe algum tipo de concordância entre os tempos do conjuntivo e os do indicativo.

Se começarmos esta frase («O céu escurecera rapidamente.») por «Oxalá que...», qual é o tempo verbal do conjuntivo que devemos utilizar?

Rosana Mello Publicitária Rio de Janeiro, Brasil 16K

Gostaria de saber qual a interjeição que designa enfado.

Grata.

Raquel Ataíde Secretária Évora, Portugal 13K

A minha dúvida é entre a forma correcta de escrita para a definição de porco. Já pesquisei em vários dicionários, e alguns dizem que se escreve "tó" e outros, "tô". Alguns dão a definição de "tó" para «enxotar porcos». Tenho conhecimento que esta palavra poderá ser considerada um regionalismo [de Portugal]. Gostaria de saber qual a definição correcta para "tó" e "tô".

Obrigada.

Nuno Franco Ferreira Consultor Portugal 5K

Em alguns meios de comunicação, bem como na chamada literatura leve (designo desta forma o subgénero literário a que se convencionou designar "light", termo que, num sítio com estas características, seria de utilização imperdoável), pode encontrar-se, por vezes, o termo "camandro" (normalmente enquadrado em frases em que predomina o calão, como por exemplo: "o gajo teve um galo do camandro").

Apesar das investigações que levei a cabo em alguns conspícuos dicionários, não encontrei qualquer referência a este vocábulo. A única palavra que, vagamente, se lhe assemelha, é "Escamandro", referido, na literatura clássica, como o principal rio de Tróia (confira-se, por exemplo, Eurípides, em "As Troianas", vs. 28 e 29: "Ressoa o Escamandro com os gemidos de muitas cativas ao serem sorteadas pelos seus amos", ou na mesma obra, vs. 374 a 377: "Assim que chegaram às margens do Escamandro, morreram um a um, não porque os tivessem espoliado das suas fronteiras, nem das muralhas da sua pátria").

Será esta, afinal, a origem de "camandro"?

Muito obrigado.