Agradecia a vossa resposta, se existe palavra "inter-ajuda" (ou "interajuda"). No dicionário que costumo consultar, só encontrei uma palavra que significa «ajuda mútua» — entreajuda.
Obrigada.
Em «Ele viu a cauda luminosa do cometa», o sentido é denotativo ou conotativo, visto que cauda, no meu princípio, é de animal?
Valeuzão!
Por favor, existem antônimos e/ou sinônimos para cores? Verde-claro, por exemplo, é o antônimo de verde-escuro? Amarelo é o sinônimo de ocre?
Muito obrigado! Vocês são ótimos!
Fazer a escansão de um verso é:
– dividir o poema em partes;
– analisar a repetição dos sons;
– decompor um verso nas suas sílabas métricas?
Na frase «Tenho a ideia ______ ele vem», devo usar «de que», «que» ou ambas estão correctas?
Tenho uma dúvida. As palavras chancela e carimbo têm o mesmo significado? Desculpem os possíveis erros no meu português.
Gostaria que me pudessem explicar qual a diferença entre herança, legado e doação. O Grande Dicionário Universal da Língua Portuguesa, da Texto Editores, no seu dicionário de sinónimos e antónimos, diz que herança e legado são sinónimos, mas eu acho que legalmente estas duas palavras significam coisas diferentes. Gostaria de ter um comentário vosso.
1 – Quando é que o a- da antepenúltima sílaba da palavra alerta é fechado e quando é que é aberto?
2 – Em que tempos, pessoas e modos o verbo alertar se pronuncia com e aberto e quando se pronuncia com e fechado?
Grato pela vossa disponibilidade e paciência.
Assisti a um programa Cuidado com a Língua em que se esclarecia que, em palavras compostas, o plural era realizado apenas na primeira palavra.
No entanto, encontrei a palavra composta decreto-lei, em que tenho dúvidas como construir o seu plural.
Pensava que seria decretos-lei, como indicado no programa e penso que o mais correcto. No entanto, encontro nos próprios Diários da República oficiais a designação de decretos-leis, como assinalado em anexo.
Qual é a forma correcta?
Agradecia o esclarecimento.
Para os engenheiros, o plural de norma é norma. Estará correcto? Isso verifica-se em expressões como: «Empresa certificada de acordo com as norma EN ISO 9001 e EN ISO 9002.»
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações