Bonzanas e outros substantivos terminados em -as
Quando se diz de uma pessoa que ela é bonzanas, se refere a que carácter? É uma pessoa que faz como se tudo estivesse bem todo o tempo? Ou é mais uma pessoa com tendência à preguiça?
Obrigado.
A palavra anólis
Existe publicada alguma informacão sobre os lagartos chamados Anolis? Tenho-os visto como Anolis carolinensis, "anolis-verde" e Anolis forbesi ou "lagarto de Forbes". São ambas as formas aceites na língua portuguesa ("anolis" e lagarto) ou só a forma de lagarto?
Obrigado.
Maresia, ressalga«Sea spray»
Desejava saber a tradução em português do termo «sea spray» fenómeno natural em que gotículas se desprendem das ondas do mar e são transportadas pela acção do vento? A Wikipedia remete-nos para os termos maresia, ressalga e/ou «rocio do mar» essas definições parecem-me pouco rigorosas...
Agradeço desde já o vosso parecer e esclarecimento.
Deceto vs. decateto
Em contexto musical utilizamos a palavra "decateto" para significar um grupo de 10 músicos. Por exemplo, «decateto de metais» ou «decateto de cordas». Não encontro essa palavra nos dicionários. Estará incorreta a sua utilização?
A abreviatura do plural diáconos
Como posso abreviar a palavra diáconos? É só colocar um s no final da abreviatura diác.?...
Sobre a resposta para esta questão: posso aplicá-la a qualquer abreviatura?
Grata.
O acento gráfico de período
Gostaria de saber a razão do acento agudo em período. A palavra seria proparoxítona se houvesse um hiato, mas ela é pronunciada com ditongo: "pe-rio-do", e não "pe-rí-o-do".
Obrigado.
A grafia do diminutivo de fé
O diminutivo de fé – como depreciativo de fé – escreve-se com, ou sem, acento na primeira sílaba?
"Fézinha", ou "fezinha"?
A regência de interpelação
Qual das seguintes formas está correta?
«Após a minha interpelação DOS alunos», ou «após a minha interpelação AOS alunos»?
Obrigado.
Afecta e pára, ante-AO →
→ afeta e para, pós-AO. Porquê?
→ afeta e para, pós-AO. Porquê?
Como distinguir "áfeta" (a bolha dolorosa na boca), que na linguagem de governo e tutelados passa a ser "afeta", de "afecta" (que passa a ser "afeta)?
Mais ainda, como interpretar o grito «Ninguém pára o Benfica», por exemplo, que, na linguagem de governo e tutelados passa a ser «ninguém para o Benfica»?
Agradeço a atenção.
«Página trinta e um»
Diz-se «página trinta e um», ou «página trinta e uma»?
