Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Campo linguístico: Coesão/Coerência
Rita Ferraz Professora Santa Comba Dão, Portugal 2K

No excerto «um país que, recentemente, em termos históricos, passou quatro décadas sob uma ditadura e que ainda exibe as suas cicatrizes», a palavra ainda contribui para a coesão interfrásica ou para a coesão temporal?

Maria Ferreira Aprendiz Lisboa, Portugal 975

«– É a última vez que ponho a mesa ao senhor Simão em minha casa! [...] Desta vez, o académico ponderou supersticiosamente os ditames do coração da moça.»

   Como podemos classificar o mecanismo de coesão textual que se estabelece entre "Simão" e "o académico"? A solução do exercício em causa aponta para coesão lexical por substituição, mas confesso que fiquei com dúvidas... Será que podemos estabelecer uma relação de sinonímia entre "Simão" e "o académico"? Ou estamos perante um exemplo de coesão referencial por correferência não anafórica?

Muito obrigada pelo esclarecimento.

Margarida Isabel de Brito Janeiro Jornalista Faro, Portugal 524

XIII Mostra de Teatro do Concelho de Loulé denomina-se Cenários, daí que, em texto recente, mais concretamente em Nota de Imprensa, referi-me a ela como A Cenários – Mostra de Teatro de Loulé. Na verdade, outros colegas denominam o evento como «O Cenários». Creio que estou correta, mas já duvido.

Agradecia o vosso melhor esclarecimento.

Obrigada.

Sávio Christi Desenhista, escritor, pintor, roteirista, compositor e poeta. Vitória, Espírito Santo, Brasil 1K

O nome do filme deverá ser "O Desespero de Um Solteiro!" (o Um seria numeral com inicial maiúscula) ou "O Desespero de um Solteiro!" (o um seria artigo com inicial minúscula)? Acredito que ambos estejam igualmente corretos, mas qual o mais recomendado e por que razão?

Desde já, muito obrigado a vocês por toda a atenção e interesse e um abraço!

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 1K

«– Ele está morto, ou por outra, pensa convictamente que está.»

Na frase acima, as vírgulas estão corretamente colocadas?

Obrigado.

Fernando Gaspar Técnico Lisboa, Portugal 5K

Qual o exato significado da locução temporal «tanto que»?

Obrigado.

Arsénio Sacramento Tradutor Cascais, Portugal 11K

A expressão «por outro lado» só pode ser usada para se estabelecer um contraste entre dois elementos («Gosto muito de viajar. Por outro lado, acho que as viagens são perigosas»), ou também pode ser usada no contexto de uma enumeração («O governo construiu muitas estradas. Além disso, investiu em hospitais. Por outro lado, o governo também revitalizou os caminhos de ferro»)?

Nuno Vilaça Odivelas, Portugal 1K

Na expressão «não vos faz querer ler o livro», se eu quiser substituir «o livro» por um pronome pessoal, como devo proceder? Eu responderia «não vo-lo faz querer ler», mas estou em dúvida também com «não vos faz querer lê-lo». Qual das formas está correta (ou ambas são corretas)?

Agradeço a atenção.

Joana Cardoso Estudante de Mestrado Santiago do Cacém, Portugal 2K

Está correto o uso da expressão «Para mais» no início de uma frase, com o sentido de «Adicionalmente», «Além do mais» ou «Além disso»? Tenho tendência a utilizar esta expressão de vez em quando, mesmo com um certo grau de dúvida sobre se estará correta, pois não encontro grandes referências a não ser o seu uso pontual em alguns sítios da Internet... mas soa-me bem. Estarei errada?

Henrique Mendes Estudante Lisboa, Portugal 7K

Queria saber o que é a composição poética e a estrutura interna de um poema, pois preciso de esclarecimento para um trabalho e não percebo o que é. Poderiam ajudar-me, por favor?