Exemplos de verbos na chamada forma progressiva
Foi com grande prazer que descobri na Internet o vosso sítio que achei muito útil e muito explicativo. Parabéns, excelentíssimo trabalho e interessantíssimo projecto! Agora, aproveitando, gostaria de que tirassem, se possível, a minha dúvida sobre o uso correcto das construções “ia + fazendo” e “foi + fazendo”. P. ex.: «Os problemas iam-se acumulando»; «os problemas foram-se acumulando». Desde já agradecido.
A relação do vinho com a comida
Elucidem-me por favor. A palavra "enogastronomia" existe no nosso vocabulário ou é apenas usada no Brasil. Existe alguma no nosso "português" que a substitua?
O emprego do conjuntivo e do indicativo em orações subordinadas substantivas
Qual a forma correcta: «Há quem diz» ou «há quem diga»? «Houve quem disse» ou «houve quem dissesse»?
O valor semântico de recentemente
O sufixo «-mente» na palavra «recentemente» tem valor de modo ou tempo?
Forçosamente = é forçoso
Gostaria de saber se o advérbio «forçosamente» poderá ser de afirmação ou se o sufixo «-mente» o torna logo advérbio de modo. Obrigada.
Uso obrigatório do infinitivo flexionado
Se bem entendi da leitura da Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra, o emprego das formas flexionada e não flexionada do infinitivo é, acima de tudo, uma questão de estilo. Por outras palavras, se não seguirmos a tendência geral, não estaremos a cometer nenhum erro gramatical... Ou estaremos?
A expressão «reservar o direito»
Uma pessoa «reserva o direito de fazer algo» ou «reserva-se no direito de fazer...»?
Embora e ainda que – seguidos do conjuntivo
Depois de «embora» e «ainda que» em Portugal só se usa conjuntivo quando a acção não foi realizada e no Brasil sempre, é verdade? Encontrei essa informação numa gramática... Outra gramática que tenho diz que sempre se tem de usar conjuntivo. Então as frases: «Embora “tinha” escurecido decidi ir ao jardim» e «Ainda que “percebi” que estava sozinha, fugi» – estão correctas ou não? Obrigada pela ajuda!
Aparte ‘vs.’ à parte
Qual a diferença entre «aparte» e «à parte»? Obrigado.
A etimologia de pesadelo
Gostaria de saber qual a etimologia da palavra «pesadelo» e como é que esta palavra surgiu na língua portuguesa.
