Tenho dúvidas, será que me podem esclarecer?
Na frase:
«Sr. Silva, sente-se.»
1. Qual é a função sintáctica desempenhada por «se»?
2. «Sente-se» pode ser considerado conjugação pronominal reflexa?
Obrigado.
Ao escrever uma acta no dia 1 de Março, surgiu-me a dúvida: «ao primeiro dia do mês de Março» ou «ao um dia do mês de Março»? Qual a forma correcta?
Antes de colocar as minhas dúvidas, gostaria de endereçar os meus sinceros parabéns pelo excelente trabalho que é feito em prol da língua portuguesa. Agora gostaria que me informassem do aumentativo das seguintes palavras:
– pêssego;
– pardal;
– bicho;
– braseira;
– e furo.
Grato pela atenção.
Sou estudante universitária do curso de Português e Francês e tenho uma dúvida relativa à utilização dos pronomes possessivos «seu» e «dele». Quando estudei latim, aprendi que estes pronomes são utilizados em contextos diferentes, por exemplo «o seu pai» e «o pai dele» são frases que são proferidas pelos falantes como tendo o mesmo significado mas que, realmente, não o têm. Todavia, ao procurar na Gramática do Português Contemporâneo, não vejo nenhuma referência a este aspecto. Pedia, por isso, um esclarecimento, de forma a poder falar melhor português.
Desde já muito obrigada.
Na leitura da acta da tomada de posse do novo Presidente da República, ouvimos ser referido o artigo 127. ª como «artigo centésimo vigésimo sétimo». Correcto ou devia ter sido escrito artigo cento e vinte e sete?
A minha dúvida é: “cascar” ou “descascar batatas”?
No caso da frase «Moro perto de Curitiba», «perto de» é uma locução prepositiva ou temos somente na frase o advérbio «perto»?
Na frase «Voltei ontem do Brasil», «ontem de» – locução prepositiva ou não?
Gostaria de colocar a seguinte questão cuja resposta (caso tenham tempo para ela) antecipadamente agradeço. É coisa simples.
A palavra "leva" é ou não um substantivo colectivo? Ou, antes pelo contrário, é um substantivo comum, feminino, singular, e representa o acto de levar, como rega é o acto de regar ou apanha é o acto de apanhar?
Muito obrigado pela atenção dispensada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações