Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Léxico
Maria da Pureza Oliveira Pintora Lisboa, Portugal 11K

Fernão Mendes Pinto, na sua Peregrinação, refere com alguma frequência tecidos de damasco roxo. Na altura, parece-me, obtinham-se tons de púrpura e vermelho, através de processos naturais, e indigo também, sendo ambos utilizados separadamente, mas não o roxo, que eu saiba. Por outro lado, parece-me que, quando ele fala de dignitários, seria o vermelho intenso a cor a utilizar, pois é a cor, por exemplo na China, reservada a classes altas.

Estou a fazer um trabalho de pintura sobre seda utilizando a linguagem dos vários lados por onde andou Fernão Mendes Pinto, e queria saber se o termo roxo, nele, e no séc. XVI, não seria o equivalente do rouge, em francês, do rojo, em espanhol.

Agradeço antecipadamente a resposta.

José Lucas Aposentado Londrina, Brasil 8K

Qual é a etimologia da palavra Faria?

Ana Santos Professora Ribeira Grande, Portugal 4K

Qual a função sintática de «aos necessitados» na frase «Os donativos chegaram aos necessitados»?

Obrigada.

Thalia Hunrock Estudante São, Brasil 187K

Qual o emprego correto de «a tempo» e «em tempo»?

Gostaria também de saber mais sobre o mesmos se possível. Já revirei páginas a fio na Internet e nada encontro. Poderiam me ajudar?

Grata!

Paulo de Sousa Gestor Cascais, Portugal 12K

Os termos "ginecídio" ou "feminicídio", referindo-se à matança sistemática e compulsiva de mulheres por razões geralmente de ordem sociocultural, existem na língua portuguesa? Não sendo o caso, estariam bem formados e, consequentemente, passíveis de serem utilizados?

Inês Costa Marques Estudante Sesimbra, Portugal 12K

Qual a diferença entre exoneração e demissão, na perspectiva jurídica?

Patrícia Montes Estudante Brasília, Brasil 9K

Na frase «não existe amor em SP», o verbo é impessoal? Porque, se eu substituir o verbo existir pelo verbo haver, obtém-se a seguinte frase: «não há amor em SP», que é impessoal, pois o verbo haver está no sentido de existir. Então, eu posso deduzir que por isso a primeira frase do trecho da música do Criolo também é impessoal?

Rosa Melo Professora Aveiro, Portugal 8K

Está correto dizer «ele bem que tentava»? Ou: «Ele bem tentava»?

Obrigada.

Helena Vale Editora de textos Macau, China 8K

O substantivo feminino correspondência, quando se trata de correspondência postal, pode ser usado no plural? Por exemplo: «O carteiro separa as correspondências.» Não se trata aqui de um falso plural?

Bruna Coutinho Estudante Ermesinde, Portugal 18K

Eu gostaria de saber o significado de jinns, que se encontra no conto A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho, de Mário de Carvalho.

Obrigada.