Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Luís Neto Professor de Português Oliveira de Azemé, Portugal 4K

Na oração «comprei umas sapatilhas Nike 3000», qual a função sintáctica de «Nike 3000»?

Fernando Coelho Kvistgaard Caldas da Rainha, Portugal 9K

Não estará errado usar a palavra invisual (cego)?
Não consigo encontrar a palavra invisual em qualquer dicionário.

Carlos Garcia Fotógrafo Portugal 2K

Apesar de "flechadas" não constar dos dicionários, gostaria de saber se posso usar esta expressão, indicando o arremesso de várias flechas.

Inácio Steinhardt Israel 2K

Ficaria muito grato se pudessem fazer o favor de me esclarecerem o significado das seguintes expressões que figuram na obra do Judeu:

– «Dom e Redom, como um alho.»
– «Se alguém, quando estiveres à janela, te fizer um bicho, corresponde-lhe com outro.»
– «caso está galante».

Com os meus cumprimentos

Elaine Sene Portugal 21K

No Brasil a palavra "Senhorita" é usada como pronome de tratamento para mulheres não casadas, como senhora para as casadas. Pergunto: e em Portugal existe a palavra senhorita? Se não, como tratar as que não são casadas? E as divorciadas (senhora ou senhorita)?

Murillo Sérgio de Farias Félix Brasil 7K

Em nossa labuta diária, deparamo-nos com dúvidas atrozes e singelas, onde nossa certeza de bem usar a última flor do Lácio é diuturnamente ameaçada pela barbárie. Eis o motivo da indagação que ora lhe apresento, mediante o seguinte enunciado: O Dicionário Eletrônico Houaiss 1.0 nos diz que a expressão "evidência" tem como primeiro sentido «qualidade ou caráter de evidente, atributo do que não dá margem à dúvida» e, como terceiro sentido, «aquilo que indica, com probabilidade, a existência de (algo); indicação, indício, sinal, traço».

Assim, num texto técnico, p. ex., na frase «Nossos trabalhos nos trouxeram evidência de superfaturamento», é seguro afirmar que a palavra "evidência" pode ser substituída por "prova", ou seria mais adequado substituí-la por "indício"?

Muito obrigado!

João Manuel Aristides Duarte Professor do ensino secundário Portugal 6K

Sou natural do concelho de Sabugal. Tenho lido em algumas publicações a palavra transcudano. Gostaria de saber o significado exacto desse termo e se se poderá usar a expressão «raia transcudana» para designar a faixa da zona raiana na qual o concelho de Sabugal se insere, sabendo nós que o rio Côa (Cuda) nasce no mesmo concelho.

Mafalda Centeno Moura Portugal 3K

A palavra "escarificação", incisões feitas na pele com objecto cortante, prática de algumas tribos africanas, não consta do Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa, mas vem em algumas enciclopédias, como, por exemplo, a editada pelo "Público" no ano passado e no Dicionário Houaiss. São menções suficientes/credíveis? Existe a palavra em português, ou não? Agradeço, desde já, a vossa atenção.

 

N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.

Luís Costa Portugal 5K

Em que contexto se utiliza o verbo desnecessitar?

Manuel Correia Bruxelas, Bélgica 7K

Exma. Sra. Dra. Edite Prada Vi hoje a sua resposta a uma pergunta sobre o verbo aver (ou avir-se?), a qual teve o condão de me "obrigar" a "levantar a pedra" que eu tinha colocado sobre a questão, para mim ainda mal resolvida, do «ter a ver/ter a haver com...». De facto, o verbo aver «também serve», e talvez melhor, para substituir o «indefensável» (apesar de tudo...) ver. Ouso, pois, solicitar-lhe que reveja os meus argumentos a favor do verbo haver, mas substituído este pelo aver. Se considerar que vale a pena, agradeço o seu comentário. Se não, ficarei com as minhas dúvidas reforçadas – mas não levarei a mal, em face do muito tempo e esforço que já se dignou despender com este assunto... De qualquer forma, obrigado pelos seus excelentes esclarecimentos no Ciberdúvidas.