O uso deíctico dos determinantes
Temos muitas dúvidas de gramática, mas a mais urgente é esta: quando é que os determinantes são deíticos? Agradecemos que dêem exemplos para percebermos melhor. Muito obrigadas (diz-se no plural?)
O colectivo de pescadores
Sendo professor de Português e estando a ensinar os nomes colectivos, deparei-me com uma dúvida que não consigo solucionar nem recorrendo a gramáticas, dicionários ou prontuários. Encontrei uma ficha de trabalho perdida em arquivos da escola sobre este tema onde se perguntava ao aluno qual o nome colectivo para "pescadores". A minha questão é precisamente esta: qual é o nome colectivo para "pescadores"?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Sobre o uso e a grafia de promitente-comprador
Existe, em Direito Civil, um contrato denominado de "contrato-promessa". Deverá escrever-se "promitente-comprador" e "promitente-vendedor", ou "promitente comprador" e "promitente vendedor"?
Os parónimos descurar e descorar
Gostava que me confirmassem a diferença entre «descorar» e «descurar». Em algum caso se podem considerar sinónimos?
O uso do adjectivo alegado
É gramaticalmente correcto dizer-se (como tão frequentemente na Comunicação Social): «o alegado homicida», «o alegado criminoso», etc. sempre que se referem a meros suspeitos da prática de crimes ou infracções, ou quando não há certezas? Obrigada.
O duplo sentido de sanção e sancionar
Sempre que a utilizo, parece-me incrível que a palavra sanção possa ter dois sentidos diametralmente opostos... Penso que, sem dúvida, este facto terá uma explicação etimológica, mas não deixo de me surpreender. Gostaria de saber se o duplo sentido se aplicará também ao verbo sancionar, já que encontrei referências (brasileiras) que desaconselhavam o seu uso na forma negativa (enquanto castigo ou punição), mas tal tem sido prática recente nalguns jornais nacionais, como o Público: «Alto-comissário para a imigração poderá sancionar Jardim por ter violado o princípio da igualdade ao manifestar-se contra imigração de chineses.» Os meus sinceros agradecimentos e cumprimentos pelo excelente serviço que o Ciberdúvidas presta em prol da correcta utilização da língua portuguesa!
Sobre os verbos relevar e delimitar
Num teste de Português, foi-me pedido que «relevasse» no texto. Uma das questões tinha a seguinte estrutura: «Releve, no texto, marcas características do texto diarístico.» Eu sublinhei, no texto, algumas dessas marcas, mas a cotação atribuída foi zero. O professor queria que essas marcas fossem transcritas e explicadas na folha do teste. O dicionário não me esclareceu, portanto pergunto-vos: será a utilização do verbo «relevar» adequada nessa questão, tendo em conta os objectivos do professor?
Orações adversativas ‘vs.’ orações concessivas
Parabéns pelo site. É uma ferramenta à qual recorro constantemente. Já há bastante tempo que me surgiu a dúvida em relação à diferença entre as orações coordenadas adversativas (exprimem uma oposição) e as subordinadas concessivas (oposição). Já consultei inúmeras gramáticas e, mesmo numa de Maria Isabel Hub(?) (e outras), não consegui perceber.
Qual então a diferença? Obrigado.
O aspecto dos verbos
Parabéns pelo excelente trabalho que têm produzido! É um prazer consultar o vosso sítio, fico sempre mais rico após cada consulta efectuada. Com a introdução da Nova Terminologia Linguística, tenho necessidade de saber mais sobre o aspecto dos verbos (iterativo, durativo, habitual, etc.) e sobre os actos ilocutórios (uma vez que algumas gramáticas confundem uns com outros). Fico à espera das vossas respostas. Obrigado.
O significado de licenciado
«Aos dez dias do mês de Fevereiro (...) nas casas onde reside o Santo Ofício da Inquisição, estando aí o senhor licenciado Pero Álvares (...).» Gostaria de saber o significado desta palavra. Sou estudante, e estava a ler um livro de História de A. H. Oliveira Marques sobre uma denúncia à Inquisição de 1565, e fiquei curiosa relativamente ao sentido desta palavra.
