Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Elsa Magalhães Estudante Viseu, Portugal 32K

Tenho uma duvida sobre o nome que hei-de aplicar a uma pessoa que trabalha num talho. Será correcto dizer que se trata de um talhante ou há outro nome mais técnico?

Anabela Alves Professora Covilhã, Portugal 9K

Sou do Norte [de Portugal], e toda a vida ouvi empregar as palavras ressoar e ressoado como sinónimo de condensação, do tipo da que se forma nessas superfícies quando bafejamos um vidro ou um espelho. Entretanto, ao empregar o termo junto de uma pessoa do Sul, verifiquei que esta desconhecia totalmente tal significado; e depois de consultar o Dicionário Houaiss, verifiquei que também ali este significado não é contemplado. Pretendia saber se a palavra existe e foi alguma vez registada com este significado.

Muito grata.

Paulo Gondin Funcionário público Aveiro, Portugal 11K
Qual a diferença entre cafetão e gigolô?
Desde já, muito obrigado!
Roberto George Wechsler Advogado São Paulo, Brasil 10K

Sei que em português há uma diferença entre mal e mau. Mal é advérbio, contrário de bem: «Ele joga mal/bem.» Já mau é adjetivo, contrário de bom: «Ele é mau/bom jogador.» Mal também pode ser substantivo, também contrário de bem: «O Bem vencerá o Mal.»

 

Entretanto, tenho uma dúvida. O correto é dizer «o mal da sociedade urbana é a violência», ou devo usar mau nesse caso? Vi escrito mal, mas a meu ver o certo seria mau. Senão vejamos: para mim, trata-se de um adjetivo substantivado, equivalendo a ruim, e o antônimo seria bom. Poderia construir a frase da seguinte maneira: «O ruim da sociedade urbana é a violência; o bom, a tecnologia.» Se usasse mal, teria de dizer que «o bem da sociedade moderna é a tecnologia», o que para mim é estranho. Mas gostaria da opinião de vocês.

Grato.

Joana Dias Advogada Leiria, Portugal 7K

Qual a diferença entre as expressões «de contrário» e «caso contrário»?

Cristiana Reis Estudante Guimarães, Portugal 9K
Quais as situações em que se usa o verbo fazer como verbo-suporte?
Mafalda Freire Professora Leiria, Portugal 4K
Na frase «Nós a estudar, e eles a brincar», a função sintáctica de «a estudar» e «a brincar» é a de

1) Predicados de duas orações (coordenadas)? ou

2) Complementos circunstanciais de modo, supondo que há só uma oração sem predicado?

Muito obrigada.
Jorge Costa Matos Engenheiro civil Setúbal, Portugal 8K

O todo integra a parte ou a parte integra o todo? Por exemplo, «a casa x integra a aldeia y» ou «a aldeia y integra a casa x»?

Muito obrigado pela vossa disponibilidade.

Gérald Messner Suíça, Suíça 6K

Agradecia um esclarecimento sobre o seguinte problema lexical: no campo da fotografia, verifiquei o uso indiferenciado dos adjectivos argêntico e argênteo... No meu entender, o primeiro é o único correcto já que se trata de um processo químico (os sais) e não de uma cor ou um aspecto.

Mas continuo na (ciber)dúvida.

Desde já, obrigado.

Patrícia Brito Henriques Response mgmt. escalation specialist Lisboa, Portugal 8K

Estou a frequentar um curso denominado «Assertividade e Gestão Dinérgica». Não tenho dúvidas quanto ao significado da palavra assertividade e foi-me possível confirmar esse significado numa outra resposta neste mesmo site. Entendo, também, o significado de uma gestão dinérgica, dentro do contexto do curso, mas gostaria de encontrar uma outra palavra, dentro do léxico português, que pudesse substituir esta quando tento explicar o âmbito deste curso a outras pessoas. Uma gestão dinâmica? Uma gestão evolutiva? A capacidade de gerir, de forma diferente, pessoas diferentes, dentro de uma mesma equipa, sem perder a assertividade no objectivo, a clareza do discurso. Cá está, é esta a minha dificuldade, explicar a «gestão dinérgica» sem utilizar este termo, que me parece não existir.

Obrigada.