Qual o significado da palavra atrogalhado?
Muito obrigado.
Gostaria de saber se a palavra codorno existe, e, se sim, qual o seu significado. Ouvi dizer que é um fruto, mas não sei. Agradeço desde já a vossa disponibilidade.
Qual o significado de «testemunha abonatória»?
Em «Ele viu a cauda luminosa do cometa», o sentido é denotativo ou conotativo, visto que cauda, no meu princípio, é de animal?
Valeuzão!
Existe alguma diferença entre as palavras revogar e rescindir, ou as mesmas são sinónimos?
Obrigada.
Gostaria de saber se o uso da palavra absolutamente empregada como negativa (a um questionamento) é correto e se corresponde à norma culta. Ex.:
– Você vai almoçar conosco hoje?
– Absolutamente.
Na frase «Jurou pela alma da mãe que não tornaria à bebida», qual a função sintática de «pela alma da mãe»?
Obrigado.
Tenho uma dúvida. As palavras chancela e carimbo têm o mesmo significado? Desculpem os possíveis erros no meu português.
Gostaria que me pudessem explicar qual a diferença entre herança, legado e doação. O Grande Dicionário Universal da Língua Portuguesa, da Texto Editores, no seu dicionário de sinónimos e antónimos, diz que herança e legado são sinónimos, mas eu acho que legalmente estas duas palavras significam coisas diferentes. Gostaria de ter um comentário vosso.
Gostaria de saber qual a interjeição que designa enfado.
Grata.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações