Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Reginaldo Matos Tradutor Luanda, Angola 73K

O que é que quer dizer «dar vazão»?

Helena Pimentel Desempregada Lisboa, Portugal 6K

Bem hajam pelo regresso!

Para assinalar este dia, gostaria de colocar uma questão em que tenho vindo a pensar nos últimos dias, que diz respeito à frase «A tentativa de meter os indianos a gostar de futebol». Acontece que me deparei com reações de forte repúdio, devido ao emprego do verbo meter. Bem sei que ao verbo está associado um vector de interioridade, mas, tendo em conta a variação semântica que o seu uso tem vindo a registar, a frase não pode ser considerada aceitável?

Obrigada e votos de bom trabalho!

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 3K

É correto dizer «comportamento misantropo»?

Obrigado.

Carlos Loures Engenheiro técnico eletrotécnico Ponta Delgada, Portugal 6K

Gostaria de saber o significado da palavra chasquiçava inscrita no livro de Miguel Torga Os Bichos, no conto Nero, na seguinte frase:

«... Enquanto a dona mondava o trigo, chasquiçava batatas ou enxofrava a vinha...»

Agradeço a atenção.

Timóteo José Carlos Professor Nampula, Moçambique 6K

Qual a diferença existente entre tecnoleto e gíria?

Maria do Céu Paiva Comerciante Mealhada, Portugal 7K

Qual é a diferença entre corrigir e emendar?

Mariana Rey Méndez Economista Buenos Aires, Argentina 18K

Queria saber qual é a diferença entre usar aumentar, acrescentar ou somar. Para que situações se tem de usar cada um?

Obrigada!

António Contreiras Técnico de ambiente e ordenamento do território Faro, Portugal 6K

Qual o significado (conceito) da palavra memória tal como aparece nos seguintes títulos [de obras da primeira metade do século XIX]1: «Memória sobre a descripção física, e económica do lugar da Marinha Grande, e suas vizinhanças pertencente ao Bispado de Leiria»2; «Memória politico económica em que se mostra a necessidade da conservação da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro…»; e «Corografia ou memoria economica, estadistica, e topográfica do reino do Algarve»?

Muito obrigado.

1 Manteve-se a ortografia original.

2 “Memoria sobre a descripção fisica e economica do lugar da Marinha Grande e suas vizinhanças”, in Memorias Economicas da Academia Real das Sciencias de Lisboa, Tomo V, Lisboa, 1815, pp. 257-277 (referência retirada de Saul António Gomes, Notícias e Memórias Paroquiais Setecentistas – 2. Marinha Grande, Palimage Editores e Centro de História da Sociedade e da Cultura, 2005, p. 31.

Angelica Mendoza Professora de Espanhol/Português Edmonton, Canadá 11K

Sei que o presente do indicativo pode também expressar ideia de futuro («Amanhã saio bem cedo» = sairei/vou sair). Mas me bateu a dúvida de se é correto usar o presente do indicativo numa frase como «se tenho tempo, vou com você ao cinema», quando se quer expressar condição no futuro – não atividade regular. O uso do futuro do subjuntivo me soa perfeito e melhor aos meus ouvidos: «se tiver tempo, vou com você ao cinema» (ou «irei», num contexto mais formal).

Dou aulas a falantes de inglês, que tendem a usar o presente do indicativo e não o futuro do subjuntivo. Acredito que minha exaustiva exposição ao inglês acabou por dificultar minha avaliação da frase.

Agradeço!

Maria Cerdeira Professora Sintra, Portugal 5K

Qual o significado de saroto?