Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Hélène Lasserre Reformada Tarbes, França 17K

Como perguntar: «de que gosta mais?», ou «do que gosta mais?»?

Muito obrigada.

Alfredo Manso TOC Porto, Portugal 3K

Gostaria de saber da existência da designação da «pessoa que recorre aos certificados de aforro».

Obrigado.

Jorge Santos Bibliotecário Lisboa, Portugal 6K

Há dias deparei-me com esta frase:

«Atestando a sua importância, alguns anos mais tarde, Simenon veio a ser editado numa coleção autónoma, Romances policiais de Georges Simenon, cujo número de estreia foi o romance O cão amarelo, traduzido por Adolfo Casais Monteiro, publicado previsivelmente em 1939 pela Empresa Nacional de Publicidade.»

O «previsivelmente» foi corrigido para «provavelmente». Porém, não deixei de admitir alguma plausibilidade semântica àquele «previsivelmente». Já que «previvelmente» é «o que se pode prever», e «prever» é, não só «antecipar», mas também «supor» ou «conjeturar». E, sendo assim, aquele «previsivelmente» estaria lá por «de acordo com o que se pode prever/conjeturar». Ou seja:

«[...] cujo número de estreia foi o romance O cão amarelo, traduzido por Adolfo Casais Monteiro, publicado, de acordo com o que [hoje] se pode prever/conjeturar, em 1939 pela Empresa Nacional de Publicidade.»

Gostaria, a este respeito, de obter a vossa opinião.

Obrigado.

José Marques Valente Professor aposentado Lisboa, Portugal 13K

Existe a palavra (substantivo feminino) garimpa?

José Auzendo Reformado Sobral de Monte Agraço, Portugal 7K

Tanto pode ser um nome/substantivo. Não consigo encontrar/descobrir/inventar uma frase em que tanto seja substantivo. Por exemplo, seria correcto dizer «o tanto que tu sabes não vale muito»?

Obrigado.

Luís Filipe Quitas Edimburgo, Reino Unido 5K

Vai para 10 anos, fiz-vos uma pergunta no website para a qual, embora vos esteja grato por ma tentarem dar, ainda não obtive resposta satisfatória. Ponho-a outra vez, pedindo que me seja explicado, s.f.f., qual o raciocínio por detrás de [feminismo, e não "femininismo",  ser forma correta] , mas "masculinismo" ser aceitável (?!).

Sofia Silva Economista Lisboa, Portugal 17K

Gostaria de saber se está correcto usar o advérbio de modo adicionalmente. Penso que este advérbio mais não é do que um aportuguesamento do advérbio de modo additionally.

Agradeço desde já a vossa disponibilidade.

Carla Sardinha Professora Lisboa, Portugal 13K

Na frase «ele vai mudar o teste, tanto mais que já garantiu isso aos alunos», a oração que se inicia após a vírgula é subordinada adverbial causal. Não é consecutiva porque não há qualquer ideia de consequência a ser veiculada pela expressão «tanto mais que». Estou errada? Não consegui encontrar a expressão «tanto que» em nenhuma listagem de locuções conjuncionais.

Grata pela atenção!

Jorge Botelho Tradutor Vila Nova de Gaia, Portugal 49K

É «raio x», ou «raio-x»?

Eduardo Leal Sem profissão Sintra, Portugal 6K

Pretendo saber o significado da palavra briche.