O acento circunflexo no «porquê» só se utiliza em posição final ou, também, como no exemplo da pergunta anterior (porquê perguntaste isso?)?
Posso comer e/ou escrever «uma sandes» ou devo dizer/escrever «uma sanduíche, uma sandwich,ou um pão com queijo ou fiambre?»
Socorro! Minha esposa está escrevendo um livro e o título é: "Gestalt : Um convite a mudança". O que o título quer deixar transparecer é: "Gestalt : um convite (às pessoas para, através dela, conseguirem) mudança". Eu penso que, no título, «a mudança» não leva crase, pois não está o artigo «a» em momento algum. Minha defesa é que, se eu usasse uma palavra masculina, por exemplo, orgasmo, eu escreveria: «um convite a orgasmo» e não «um convite ao orgasmo».
Por favor, respondam logo, pois o livro já está pronto para ser impresso, sem falar na possibilidade de crise matrimonial…
Quando etc. aparece no final de uma frase deve-se escrever outro ponto (etc. .)?
Gostava de tentar resolver uma questão que se mantém em aberto nessa vila há já bastante tempo. Deverá escrever-se «Castanheira de Pera» ou «Castanheira de Pêra». Presumo que seja esta segunda forma aquela que deve ser utilizada, mas gostava de saber a vossa opinião.
Sou natural e residente em Cabo Verde, gostaria de saber como e que se deve escrever correctamente a minha nacionalidade: Caboverdiano, Cabo-verdiano ou Caboverdeano?
Como se escreve correctamente (e como se diz) a palavra síndroma, ou sindroma, ou síndrome?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Em que circunstâncias se escreve porque ou por que?
A palavra golfe correspondente à palavra inglesa/americana "golf" lê-se de que forma:
Com o som aberto ==> Gólfe ou
Com o som fechado ==> gôlfe
Ele fôra (ou fora?) deputado em 1976.
Verbo poder: ele pôde (ou pode?) fazer aquilo porque …
A dúvida surgiu ao ler jornais em que o acento surgia em uns casos e em outros não. Qual a forma correcta? Obrigado, desde já, pela atenção e pela iniciativa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações