Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Variedades linguísticas
Manuel Ventura Costa Jornalista Tondela, Portugal 6K

Sempre ouvi dizer, desde pequeno, quando os trabalhadores iam começar o trabalho, que "enregavam" às 6 e terminavam às 8.

Não consigo encontrar o verbo "enregar" em qualquer dicionário. Poderão dar-me um ajuda?

Obrigado.

K.C. Portugal 39K

Gostaria de saber qual a grafia correcta do seguinte substantivo: "agrafes", ou "agrafos"?

Muito obrigado.

Bianca Tacoronte Gomes Estudante São Paulo, Brasil 8K

Gostaria de saber um pouco da história da formação dos sotaques nas diferentes regiões do Brasil: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste (carioca e paulista) e Sul.

Ou, para evitar maior trabalho, sugestões de sites e livros sobre esse assunto.

Desde já muito grata!

Teresa Otranto Professora universitária Recife, Brasil 11K

Quando posso usar o verbo ter e/ou o verbo haver? Ex.: «Tem um livro na sala.» — «Há um livro na sala.» «Tem um elefante na varanda.» — «Há um elefante na varanda.»

O uso de um ou outro é indiscriminado?

Gilberto dos Passos Administrador Porto Alegre, Brasil 5K

Qual o termo correto quando nos referimos ao conjunto de folhas de cheque em um bloco: "Talão de cheques", ou "talonário de cheques"?

Janaína Rodrigues da Silva Enfermeira Rio de Janeiro, Brasil 9K

Gostaria muito de saber o significado da palavra escardichar, pois já procurei em todos os dicionários que tenho e não a encontrei.

Desde já, agradeço.

Mário Pena da Silva Vendedor Madrid, Espanha 14K

Cheguei à conclusão de que no Brasil as mulheres usam bolsas (com asas penduradas no ombro). Homens e mulheres colocam o dinheiro nas carteiras. Também há carteiras para documentos. Para os papéis e os documentos usam pastas.

Quando estudam ou fazem desporto, usam mochilas. E levam as compras em sacolas.

Consultei dicionários, enciclopédias, Google Portugal. Gastei imenso tempo e não percebi muito bem o que acontece em Portugal. Podiam fazer a comparação com o português europeu?

Em Portugal, a bolsa pode ser chamada de mala, saco, carteira indiferentemente?

Agradeço imenso a vossa ajuda.

Edivan Ferreira Instrutor de informática Crateús, Brasil 10K

Aqui no Ceará o termo "banquista" é muito utilizado, mas há divergência acerca do termo. Uns dizem que o certo é banqueiro, no sentido de ter muita regalia, escolher muito, ser cheio de querer.

Agradeço se responderem, pois estamos ansiosos para saber qual é o certo.

Obrigados!

Ubirajara I. Kamenisk Estudante São Paulo, Brasil 30K

Está correto dizer/escrever:

1. «Ele disse que ia vir à nossa casa.»

Está correto: «ia vir»?

Locução verbal com verbo ir e vir?

Não há contradição de "sentido" entre ir e vir usados juntos, simultaneamente, na mesma locução verbal? («ia vir» = viria?)

E também:

2. «Ele disse que vai ir ao churrasco no domingo.»

«vai ir» = irá?

Muito obrigado.

Francisco Ramos Economista Lisboa, Portugal 6K

Obrigado pela resposta anterior. Fiquei a saber que posso dizer «Tu falas brasileiro».

No entanto, fiquei com uma dúvida. Foi referido que o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (versão do Círculo de Leitores) atesta que o substantivo brasileiro se usa em Portugal, em linguagem informal, para designar «a língua portuguesa tal como é us. no Brasil» e que «muitos dicionários de língua portuguesa atestam apenas um significado de brasileiro, enquanto substantivo». Quer isto dizer que, formalmente, está errado? Apenas está correcto informalmente? Dito de outra forma, se um brasileiro se ofender comigo porque considera ofensivo ouvir «tu falas brasileiro», ele está informalmente errado e formalmente correcto?