A palavra seguidista
Gostaria de saber se a palavra seguidista é aceita pela norma culta da língua portuguesa. Trata-se de um galicismo? Creio que esta palavra é empregada sobretudo em Portugal e não no Brasil. A minha observação está correta?
Muito obrigado.
O nome vulgar do cogumelo "Amanita Ponderosa"
Sou editora da revista Alentejo — Terra-Mãe, da fundação com o mesmo nome com sede em Évora.
No próximo número, vamos ter um artigo sobre ervas e cogumelos silvestres e surgiu-me uma dúvida que não consegui esclarecer: o nome vulgar do cogumelo cujo nome "técnico" é Amanita Ponderosa (muito popular em algumas zonas do Alentejo) deve escrever-se silarca, ou cilarca?
Obrigada.
O verbo enregar
Sempre ouvi dizer, desde pequeno, quando os trabalhadores iam começar o trabalho, que "enregavam" às 6 e terminavam às 8.
Não consigo encontrar o verbo "enregar" em qualquer dicionário. Poderão dar-me um ajuda?
Obrigado.
Agrafo e agrafe
Gostaria de saber qual a grafia correcta do seguinte substantivo: "agrafes", ou "agrafos"?
Muito obrigado.
A formação dos sotaques do Brasil
Gostaria de saber um pouco da história da formação dos sotaques nas diferentes regiões do Brasil: Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste (carioca e paulista) e Sul.
Ou, para evitar maior trabalho, sugestões de sites e livros sobre esse assunto.
Desde já muito grata!
Variação no uso dos verbos ter, haver e fazer
Quando posso usar o verbo ter e/ou o verbo haver? Ex.: «Tem um livro na sala.» — «Há um livro na sala.» «Tem um elefante na varanda.» — «Há um elefante na varanda.»
O uso de um ou outro é indiscriminado?
Livro de cheques
Qual o termo correto quando nos referimos ao conjunto de folhas de cheque em um bloco: "Talão de cheques", ou "talonário de cheques"?
O significado do verbo escardichar
Gostaria muito de saber o significado da palavra escardichar, pois já procurei em todos os dicionários que tenho e não a encontrei.
Desde já, agradeço.
Mala, saco, carteira
Cheguei à conclusão de que no Brasil as mulheres usam bolsas (com asas penduradas no ombro). Homens e mulheres colocam o dinheiro nas carteiras. Também há carteiras para documentos. Para os papéis e os documentos usam pastas.
Quando estudam ou fazem desporto, usam mochilas. E levam as compras em sacolas.
Consultei dicionários, enciclopédias, Google Portugal. Gastei imenso tempo e não percebi muito bem o que acontece em Portugal. Podiam fazer a comparação com o português europeu?
Em Portugal, a bolsa pode ser chamada de mala, saco, carteira indiferentemente?
Agradeço imenso a vossa ajuda.
Banqueiro e "banquista" (Ceará, Brasil)
Aqui no Ceará o termo "banquista" é muito utilizado, mas há divergência acerca do termo. Uns dizem que o certo é banqueiro, no sentido de ter muita regalia, escolher muito, ser cheio de querer.
Agradeço se responderem, pois estamos ansiosos para saber qual é o certo.
Obrigados!
