Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Susana Fernandes Professora Porto, Portugal 6K

Quando escrevo a palavra intimidatório no processador de texto Word, ele considera-a errada. Está errada? Se sim, como se escreve?

Sabrine Lázaro Produtora de TV Lisboa, Portugal 4K

Existe o verbo ginasticar?

Emídio Ferreira Lisboa, Portugal 9K

Diz-se  «os soldados que estavam encarregados da esquadra», como vi numa recente emissão do programa Cuidado com a Língua!, na RTP, ou, como creio ser a forma correcta, «os soldados que estavam encarregues da esquadra»?

Obrigado.

Luísa Ferreira Arquitecta Lisboa, Portugal 21K

Gostaria que me informassem se o diminutivo do meu nome (Luísa) é Luizinha (caindo o acento agudo e passando o s a z).

Muito obrigada.

Elsa Perdigão Secretária Lisboa, Portugal 3K

Gostaria de saber quem é a "entidade reguladora" da língua portuguesa; ou seja, quem decide o que é uma nova palavra e qual é a ortografia correcta.

Na realidade, a minha dúvida específica tem mais que ver com toponímia. Várias cidades indianas optaram, nos últimos anos, por reavivar os seus nomes originais e dispensar os nomes latinizados que lhes foram apostos pelos colonizadores europeus. Assim:
Bombaim tornou-se Mumbai em 1995
Madrasta tornou-se Chennai em 1996
Calcutá tornou-se Kolkata em 2000.

Porque é que, apesar dessa decisão, que acredito deve ser respeitada, em português continuamos a utilizar os nomes antigos? Quem pode determinar essa alteração? Posso simplesmente utilizá-los sem ser apontada por incorrecção?

Obrigada.

Orlando Amorim Informático Queluz, Portugal 3K

"Desblindagem" dos estatutos da PT??

Quererão porventura dizer desbloqueio, mas, de facto, todos os meios de comunicação social deste país têm ultimamente usado e abusado do que penso ser um termo inexistente na nossa língua.

Alguém poderia confirmar ou não a minha ideia?

Obrigado.

Maria Silva Empregada de escritório Guimarães, Portugal 5K

Já ouvi várias vezes pronunciar, na televisão, "alcoólico" como se tivesse um só "o". Está correcto?

Obrigada.

Paulo Pimenta Revisor Lisboa, Portugal 7K

Qual é o plural de data-valor? Datas-valores? Datas-valor? Ou, como se refere na MorDeBe, data-valores? Uma busca na Internet acusa inúmeras vezes datas-valor; não há registos em dicionários de referência.

Obrigado.

Maria Pires Jornalista Porto, Portugal 4K

Depois de o corrector ortográfico do Word não ter reconhecido o vocábulo, e depois de ter consultado dois dicionários e não ter encontrado a palavra velejador, fiquei com a seguinte dúvida: como referir-me àquele que veleja? Não pretendo marinheiro, nem navegador, porque os dois vocábulos são muito abrangentes. Pratendo referir-me àquele que manuseia e faz navegar um veleiro (e, já agora, que o leve a bom porto).

Agradecida pela atenção e parabéns pelo magnífico trabalho que levam a cabo e pelo "novo" sítio.

Aníbal Fonte Médico Viana, Portugal 7K

É correcto o emprego da palavra rotulação como sinónimo de rotulagem (isto é: acção de rotular)?

Obrigado.