DÚVIDAS

Um se a mais
Quanto à consulta do Prof. Luciano Eduardo de Oliveira, em 23/5/2007, parece-me que na frase «Também se usa a palavra mate quando se quer dirigir-se de maneira agradável a outra pessoa, principalmente homem», ocorre, em verdade, uma locução verbal (quer dirigir-se); portanto bastaria um se para tornar a frase gramatical, ou pelo menos, mais suave aos ouvidos. Assim seria: «Também se usa a palavra mate quando se quer dirigir de maneira agradável a outra pessoa, principalmente homem.»
A expressão «dizer que» (Moçambique)
Tenho constatado em vários discursos, tanto de políticos, apresentadores assim como de cidadãos normais, o uso da expressão «dizer que» no início da frase, geralmente após uma pergunta (ex.: «Dizer que Moçambique é um país lindo.») Sabemos que na língua portuguesa qualquer frase obedece à estrutura SVO (sujeito-verbo-objecto). Neste caso, ao usar «dizer que» no início da frase, estaríamos a começar a frase com um verbo, e no infinitivo (não há sujeito oculto). Gostaria de saber se é correcto falar assim e se a frase está gramaticalmente correcta.
A pronúncia do nome Bilac
Na escola, aprendi a fazer soar o c de Bilac, mas recentemente ouvi um aluno meu pronunciar esse nome com um c mudo (Bilá), que com certeza ouviu à sua professora de gramática ou língua portuguesa. Gostaria de saber qual é a pronúncia correta, se é que esta se encontra atestada em dicionários de língua portuguesa, ou se de fato é um nome de origem francesa, o que tudo leva a crer, se esse c é pronunciado ou não, visto que em francês algumas palavras têm o c final pronunciado e outras não. Muito obrigado mais uma vez pela ajuda que prestam aos amantes da língua portuguesa.
Estói vs. Estoi
O Ciberdúvidas errou. Na resposta de 11 de Maio acerca da pronúncia de Estoi, vem indicado Estói.Não é assim: A pronúncia correcta, como muito bem sabem os naturais, é Estoi (Estôi), com o o fechado e não aberto. Já assisti a um programa de televisão, em que se falava precisamente disso. Transcrevo, a seguir, o que está escrito na página 77 da 6.ª edição do Prontuário Ortográfico Moderno, de Manuela Parreira e Castro Pinto: «"Estoi" e não "Estói": O nome desta terra algarvia pronuncia-se com o ditongo oi fechado (ôi-como em boi), não obstante muitas publicações, mesmo oficiais, terem divulgado erradamente o ditongo aberto.»
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa