Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Início Respostas Consultório Tema: Uso e norma
Pedro Ferreira Consultor IT Porto, Portugal 19K

Qual o plural de radar, sonar, laser? Até há bem pouco tempo, considerava-se que estas palavras não teriam plural por serem siglas/acrónimos. No entanto começamos a ver em alguns dicionários (sobretudo online...) os plurais "radares", etc. Vejo também que em Espanha, desde 2001, passou a usar-se o plural que já referi. Qual a situação oficial em Portugal?

Obrigado.

Dhian Carlo Advogado Blumenau, Brasil 11K

Tenho dúvidas quanto à grafia correta a ser empregada na expressão pré-questionamento ou prequestionamento ou ainda preqüestionamento.
Essa expressão, na área jurídica, significa que um recurso, dirigido a uma instância superior, somente pode ser apreciado se ocorreu, na instância inferior, o pré-questionamento da matéria (lei ou fato que está se discutindo na ação).

Obrigado.

Paula Pereira Porto, Portugal 18K

Corropio, ou corrupio? Tenho dúvida porque não me soou muito bem ao ler uma notícia na revista Sábado em que utilizavam a palavra corrupio. Penso ser corropio o termo correcto. Mas, como acabei por ficar baralhada, por favor, elucidem-me.

Fernando Bueno Engenheiro Belo Horizonte, Brasil 3K

Na frase «Jurou pela alma da mãe que não tornaria à bebida», qual a função sintática de «pela alma da mãe»?
Obrigado.

António Sampaio Ilustrador Porto, Portugal 6K

Gostaria de saber se é legítimo utilizar sequencializar em vez de sequenciar. Embora não apareça em nenhum dicionário que tenha consultado, a palavra sequencializar aparece por diversas vezes em documentos do Ministério da Educação [de Portugal], tais como referenciais de formação profissional.

Gustavo Matos Contador Rio de Janeiro, Brasil 6K

Qual é o papel da gramática normativa na sedimentação de uma língua?

Susana Pereira Professora Coimbra, Portugal 5K

Para os engenheiros, o plural de norma é norma. Estará correcto? Isso verifica-se em expressões como: «Empresa certificada de acordo com as norma EN ISO 9001 e EN ISO 9002.»

Simone Ziantonio Professora São Paulo, Brasil 21K

O correto é «sob hipótese alguma» ou «sob hipótese nenhuma»?

Muito obrigada!

Eliana Machado Secretária Belo Horizonte, Brasil 4K

Gostaria de saber o que está certo:

«Pagar em duas vezes», ou «Pagar de duas vezes»?

Grata.

José Ribeiro Aposentado Lisboa, Portugal 3K

Tendo algumas dúvidas para conjugar o verbo aplaudir no presente do conjuntivo, muito grato ficarei pelo favor da vossa informação.