Qual o plural de radar, sonar, laser? Até há bem pouco tempo, considerava-se que estas palavras não teriam plural por serem siglas/acrónimos. No entanto começamos a ver em alguns dicionários (sobretudo online...) os plurais "radares", etc. Vejo também que em Espanha, desde 2001, passou a usar-se o plural que já referi. Qual a situação oficial em Portugal?
Obrigado.
Tenho dúvidas quanto à grafia correta a ser empregada na expressão pré-questionamento ou prequestionamento ou ainda preqüestionamento.
Essa expressão, na área jurídica, significa que um recurso, dirigido a uma instância superior, somente pode ser apreciado se ocorreu, na instância inferior, o pré-questionamento da matéria (lei ou fato que está se discutindo na ação).
Obrigado.
Corropio, ou corrupio? Tenho dúvida porque não me soou muito bem ao ler uma notícia na revista Sábado em que utilizavam a palavra corrupio. Penso ser corropio o termo correcto. Mas, como acabei por ficar baralhada, por favor, elucidem-me.
Na frase «Jurou pela alma da mãe que não tornaria à bebida», qual a função sintática de «pela alma da mãe»?
Obrigado.
Gostaria de saber se é legítimo utilizar sequencializar em vez de sequenciar. Embora não apareça em nenhum dicionário que tenha consultado, a palavra sequencializar aparece por diversas vezes em documentos do Ministério da Educação [de Portugal], tais como referenciais de formação profissional.
Qual é o papel da gramática normativa na sedimentação de uma língua?
Para os engenheiros, o plural de norma é norma. Estará correcto? Isso verifica-se em expressões como: «Empresa certificada de acordo com as norma EN ISO 9001 e EN ISO 9002.»
O correto é «sob hipótese alguma» ou «sob hipótese nenhuma»?
Muito obrigada!
Gostaria de saber o que está certo:
«Pagar em duas vezes», ou «Pagar de duas vezes»?
Grata.
Tendo algumas dúvidas para conjugar o verbo aplaudir no presente do conjuntivo, muito grato ficarei pelo favor da vossa informação.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações