Divisão silábica de colégio
Qual é a divisão silábica de colégio?
Sobre o uso de maiúsculas e de minúsculas
Tenho lido «continente africano» com as iniciais tanto em maiúsculas quanto em minúsculas. O mesmo se refere à expressão «celebração eucarística».
Quando se poderá escrevê-las com as iniciais em maiúsculas e minúsculas?
Numerais cardinais, carateres e abreviaturas em Calibri
Quando se escrevem numerais ordinais ou abreviaturas, a forma correta obriga à introdução de dois carateres: o ponto (.) e um dos símbolos º ou ª (por exemplo, «art.º 1.º» ou «ref.ª»).
No entanto, a fonte Calibri (disponível em ferramentas Microsoft Office) disponibiliza um caráter que apresenta ambos os símbolos em simultâneo. É correta a "duplicação" que ocorre quando se introduz o ponto e o tal "caráter combinado"?
A presente caixa de texto não me permite ilustrar esta situação (está formatada como texto simples), mas chamo a atenção para a vossa pergunta número 16 331, em que tal situação é evidente.
«Ser de 3%» e «ser 3%»
Gostaria de saber se se deve utilizar a preposição de com o verbo ser.Devo dizer: «A variação homóloga do sector foi de 3%», ou «a variação homóloga do sector foi 3%»?
Concordância com sujeito composto
Peço ajuda dos amigos professores para solucionar a seguinte dúvida: * «A libertinagem e a devassidão corrompeu Roma.»
É possível a concordância acima? O correto não seria: «A libertinagem e a devassidão corromperam Roma», visto que a regra geral para o verbo após o sujeito composto diz que «não é possível concordar com o núcleo mais próximo por atração, como na concordância nominal»?
Sobre a possibilidade do verbo "circuncisar"
O Dicionário Aulete regista, também, as formas circuncisado e circuncisador. Há algum motivo para que não possa existir a forma verbal circuncisar? Circum/n- (elemento de formação: em volta de) + cisar (cortar, separar, aparar). Se temos, por exemplo, circum-navegar ou circunvoar, porque não circuncisar?
A pronúncia de emigração
Tendo em conta o que os senhores disseram na vossa resposta, gostaria de saber como se pronuncia a primeira sílaba do termo emigração, isto é, se com i ou se com e e de que tipo: se com e de bidé, com e de porquê, ou com e de cebola.
Peço desculpa por não saber o nome técnico (sons abertos, sons…), mas tenho pouca formação.
Muito agradecido.
Designação do estudioso de hebelogia
Gostaria de saber como se designa um estudioso da hebelogia.
Parabéns pelo excelente trabalho que têm vindo a desenvolver em prol da língua portuguesa.
Desejamos-vos
Como é correcto dizer: Desejamo-vos, ou desejamos-vos, um bom ano letivo?
Uso da expressão «por baixo»
Quando devo usar a expressão «por baixo»?
