DÚVIDAS

O significado da locução «na frente de»
Caros amigos, a locução «na frente de» é utilizada, segundo Aurélio e Houaiss, para denotar «antes de», «anteriormente a». Mas no Brasil é muito comum alargá-la para «defronte», «perante», «diante de». Exemplo: «Então me sentei no chão para descansar um pouco, sem perceber o que havia na minha frente.» Encontra-se errado esse uso da expressão acima? Devemos utilizar sempre «em frente de» em casos como esse? Obrigado pelos préstimos...!
Homofonia das terminações de 3.ª pessoa do plural dos pretéritos perfeito e mais-que-perfeito
1.° caso — Mandaram 3.ª pessoa, plural do pretérito mais-que-perfeito do indicativo 2.º caso — Mandaram 3.ª pessoa, plural do pretérito perfeito do indicativo. A pergunta é: Podemos dizer que no 1.° caso a desinência de número-pessoal é apenas o M, já que RA é desinência modo-temporal do pretérito mais-que-perfeito do indicativo, e que no 2.° caso RAM é desinência de número-pessoal, já que não se repete nas outras pessoas do pretérito perfeito do indicativo. Certo ou errado?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa