Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Fátima Norte Professora de Língua Portuguesa Leiria, Portugal 6K

«Eles tornaram-se inseparáveis.»

Na frase acima, posso considerar inseparáveis predicativo do sujeito?

Se assim for, o predicado será verbo-nominal, como de resto defendem Celso Cunha e Lindley Cintra?

Pedro Bandola Arquiteto Cascais, Portugal 11K

É correta a designação «sé catedral»? Sendo expressão aceitável, trata-se de um pleonasmo, uma vez que ambas são referentes ao lugar da cadeira do bispo?

Parabéns pelo excelente trabalho e pela partilha.

 

Manuel Cordeiro Gestor Lisboa, Portugal 5K

Pelo que vejo no vosso artigo, a regra é usar sempre que nos referimos a períodos temporais, mas a dúvida que eu tenho prende-se com a seguinte fase:

«O carro fez a revisão à 5000 km», ou «O carro fez a revisão há 5000 km»?

Uma vez que km não são uma medida de tempo/período, mas ao mesmo tempo utilizo a unidade km para dizer que algo foi feito no passado.

Carla Parreira Professora Bragança, Portugal 14K

Na frase «A professora Luísa está a falar do guião pedagógico como sendo algo de que precisam agora», como devo classificar «como sendo»?

Karina Patrício Tradutora Belo Horizonte, Brasil 4K

É lícita no idioma vernáculo a construção a + infinitivo em expressões como «assuntos a tratar» ou «conteúdo a publicar»?

Lester Soares Cronista Cambridge, Inglaterra 83K

Gostaria de saber qual é a classificação gramatical da palavra ainda e se existe alguma regra para a sua colocação na frase em relação aos verbos (i. e., deve estar antes ou depois).

Por exemplo, a seguinte frase deve ser «Quando regressei, a empregada ainda estava a preparar o almoço», ou «... estava ainda a preparar o almoço»?

Jorge Santos Aposentado São João da Madeira, Portugal 7K

Numa “Ficha de Inscrição e Avaliação Inicial de Requisitos”, que me foi dirigida pela instituição que apoia o meu único filho, deficiente, para que eu a complete com dados, eventualmente, em falta, sou chamado de Significativo. Para melhor compreensão, alguns exemplos: «Dados a preencher pelo/com utente e significativos; Expetativas do Candidato e dos Significativos; Residentes fora do concelho de S. João da Madeira, mas cujos significativos exerçam atividade profissional neste concelho; Assinaturas – do Candidato – do Significativo».

Como podem adivinhar, a minha pergunta é: no contexto dos exemplos acima, está correta a aplicação de significativo(s)? Eu sei que todos nós podemos ser significativos para muitas pessoas, mas, neste caso, eu preferia continuar a ser encarregado de educação ou representante legal.

Agradeço, desde já, o vosso esclarecimento e, também, o extraordinário serviço que continuam a oferecer.

Isabel Guerra Bancária Lisboa, Portugal 3K

Qual a frase mais correcta? «Não tornar acessíveis a terceiros os seus PINs ou códigos secretos», ou «Não tornar acessível a terceiros os seus PINs ou códigos secretos»?

Carlito Sukorski Produtor musical Santo André, Brasil 4K

É correto escrever essa frase: «Num campo lindo em flor»?

Heitor Matos Engenheiro Setúbal, Portugal 7K

O ato de oficializar designa-se oficialização. O ato de oficiar designa-se como?