De facto, ao contrário de todos os outros vocábulos enunciados pela consulente, a palavra dessubscrever não se encontra registada em nenhum dos instrumentos linguísticos de referência consultados, ainda que, num plano meramente morfológico, eu não vislumbre qualquer problema na sua construção, visto que esta parece respeitar os mecanismos comuns que permitem a formação de palavras na língua portuguesa.
A língua inglesa, por exemplo, efetivamente, dispõe do verbo subscribe, assim como do seu respetivo antónimo, unsubscribe. Convém, no entanto, precisar que, de acordo, por exemplo, com o Oxford English Dictionary, o vocábulo unsubscribe (= dessubscrever) se utilizará apenas em contextos muito específicos, relacionados sobretudo com o universo do correio eletrónico (e-mail):
«To remove oneʼs details from an electronic mailing list, newsgroup, or similar service and thus cease to receive or contribute to its contents. [...] e-mail command requesting such a removal. [...]»1
Assim sendo, para este contexto concreto, a língua portuguesa disponibiliza várias soluções (mais extensas, é certo), que são correntemente utilizadas, ex.:
«Se não pretender receber mais convites deste concessionário, por favor clique aqui» (Peugeot Portugal);
«Se não quiser receber e-mails informativos, envie um e-mail para edp.online@edp.pt» (EDP);
«Caso o destinatário deste e-mail tenha qualquer objecção à utilização deste meio, deverá contactar de imediato o remetente» (Autoridade Tributária e Aduaneira);
«Para ser retirado desta lista, clique aqui» (partido político português);
«Se não desejar receber a Newsletter, clique aqui» (Porto Editora);
«Para se desinscrever desta lista, clique aqui» (partido político português).
Neste último caso, vale a pena ressalvar que o verbo desinscrever, ainda que seja acolhido, por exemplo, pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da Porto Editora, não consta da esmagadora maioria dos instrumentos linguísticos consultados.
1 «Remover os dados pessoais de alguém de fóruns de discussão [na Internet], de listas de endereços eletrónicos, ou de serviços similares, deixando [a pessoa], assim, de receber (ou contribuir para) os conteúdos dos mesmos. [...] comando de correio eletrónico solicitando tal remoção.»