Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Ana Pinto Professora Porto, Portugal 20K

A locução «no entanto» é conjuncional coordenativa adversativa, ou adverbial?

A minha dúvida deve-se ao surgimento dos advérbios conectivos. Não acontece com «no entanto» o mesmo que com as "ex"-conjunções porém, contudo e todavia?

Agradeço e felicito a vossa disponibilidade.

Diogo Morais Barbosa Bolseiro Lisboa, Portugal 28K

Gostaria de saber, por favor, se os títulos nobiliárquicos (duque, marquês, etc.) devem ser escritos a maiúscula.

Obrigado.

Jussara Rodrigues Revisora de textos Vitória, Brasil 15K

Qual é a grafia correta da palavra loiro/louro seguida do adjetivo claro ou escuro. Devo usar hífen, ou não? Em qualquer dos casos, qual é o plural correto? Não consigo encontrar nenhuma ocorrência em fontes confiáveis de "loiro-escuro" com hífen, nem em dicionários, nem em vocabulários ortográficos; essa, no entanto, é a forma que me parece correta. Em um texto que estou corrigindo, o autor utilizou «cabelos loiros escuros», o que me causou estranhamento. Mas, como não consigo encontrar nenhuma referência que diga o contrário, gostaria de contar com sua ajuda.

Rui Correia Consultor Joanesburgo, África do Sul 5K

Gostaria de ouvir opiniões sobre o uso do termo submissão tratando-se da apresentação de uma candidatura. Sei que muitos usam por influência do inglês, mas achei estranho ver o mesmo no site da Fundação Calouste Gulbenkian.

Não seria o caso usar envio, entrega, inscrição, matrícula, apresentação?

Obrigado.

Olga Barbosa Professora Gondomar, Portugal 9K

A palavra Trás-os-Montes é grave, ou esdrúxula?

Ana Faria Estudante Ourém, Portugal 13K

Na região onde vivo, ouve-se muito dizer «Estou deserta» quando se está muito entusiasmada para que algo aconteça, «mal se possa esperar». Embora eu também o diga, não me parece correto e não encontrei nada que confirme o uso de deserta nesse sentido.

Existe alguma razão para que a usemos assim?

Ricardo Moreira Pré-impressor Maia, Portugal 6K

Sempre tive a ideia de que a palavra rival tem uma conotação mais negativa do que a palavra adversário. Até encontrei uma frase que expressa essa ideia:

«O Sporting não é um rival mas, sim, um adversário, já que os adeptos dos dois clubes "grandes" até nutrem uma certa simpatia.»

Será que se leu nesta frase mais um pontapé na gramática? É que hoje, após uma pesquisa, já me parece que ambas têm afinal o mesmo significado. O que acham?

Obrigado.

Ana Silva Estudante Guimarães, Portugal 43K

Na frase «Para aprender matemática é preciso esforço, concentração e pensamento», não deveria ser antes «(...) são precisos esforço, concentração e pensamento»? Ou a forma verbal não tem de concordar em número com o predicativo do sujeito que assumo que seja esforço, concentração e pensamento?

Obrigada.

Arnaldo Prucha Reformado Carnaxide, Portugal 10K

O que significa gibão?

Pedro Marrachinho Estudante Lisboa, Portugal 10K

Estou a fazer um trabalho de Retórica sobre o discurso de Júlio César de Shakespeare e precisava de saber mais sobre as seguintes figuras: aposiopese, cleuasmo, hipotipose, paralipse.

Obrigado.