DÚVIDAS

A sintaxe do gerúndio incluindo
Nas traduções que revejo encontro com frequência a construção «incluindo + preposição» ou «incluindo + locução preposicional» («incluindo sobre», «incluindo em termos de», etc.). O meu reflexo sistemático é substituir o gerúndio pelo advérbio de modo (inclusivamente ou inclusive), por me parecer que incluindo deve ser seguido de substantivo («os livros, incluindo os dicionários»; «as plantas, incluindo as ervas daninhas»), mas não encontro nas gramáticas argumentos para justificar a minha opção. Faço bem em proscrever a referida construção gramatical? Desde já obrigada.
Os adjetivos funcional e funcionante
Gostaria que me esclarecessem acerca da derivação dos adjectivos a partir dos verbos de 1.ª conjugação, portanto os terminados em -ar. Encontro em textos académicos o sufixo -ante, na derivação a partir do verbo funcionar, forma que não encontro registada. Temos a forma com o sufixo -al. Ora, parece pretender-se fazer a distinção entre o que «está em funcionamento» – funcionante – e o que «está capaz de funcionamento»: «fun·ci·o·nal (francês fonctionnel) adjectivo de dois géneros 1. Relativo às funções vitais. 2. Que funciona bem ou que é de fácil utilização. = PRÁTICO 3. Que permite efectuar alguma coisa da melhor maneira. = OPERACIONAL ≠ INOPERACIONAL» Citação de: funcional, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/funcional [consultado em 26-04-2014]. Poderão esclarecer-me acerca deste assunto e da forma de derivação destes dois termos? Os meus agradecimentos.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa