Tenho ouvido com frequência num programa de leilão de jóias a expressão seguinte: «este anel é mais valoroso que o outro», sendo empregado no sentido de uma jóia custar mais caro, ter valor monetário atribuído maior que a outra.
Estará certo o emprego deste termo valoroso neste sentido? No dicionário e na literatura sempre li este termo empregado no sentido de um valor subjetivo em que uma pessoa é valorosa por sua coragem, feitos e realizações geralmente em benefício de outros!
Ouvi também os termos valorar e monetizar, verbos que constam em dicionários mas que são pouco usados. É correto o seu emprego?
Podem me elucidar estas dúvidas? Desde já, obrigada.
Queria saber como se diz: «moro no Sobral de Monte Agraço», ou «em Sobral de Monte Agraço»? «Moro em Monte Abraão», ou «no Monte Abraão»? Qual a diferença? Também quero saber como se diz: «vou à Fátima», ou «vou a Fátima»?
Obrigada.
Diana Tavares
«A notícia circulou rapidamente pela freguesia.»
Qual é a função sintática de «pela freguesia»?
Qual das duas formas é correcta: «escamar», ou «descamar o peixe»?
Na tradução de O Quarteto de Alexandria, encontrei o termo feminilizar: «Capodistria tem uma maneira involuntária de feminilizar tudo aquilo de que aproxima;...» Não encontro esta palavra no dicionário, embora em pesquisa tenha encontrado «estimular a libido feminina».
É correta esta palavra?
Estou com uma dúvida. Como se deve dizer: «Interrogação retórica», ou «pergunta retórica»? Ambas estão corretas, ou apenas uma, e qual?
Agradeço antecipadamente.
É correto aplicar a palavra selagem para o ato ou efeito de colocar a sela no cavalo? Exemplifico: «A primeira selagem.» Qual a alternativa correta?
Em engenharia usamos muito o prefixo iso-, por exemplo, isobárico para significar que um processo se realiza à mesma pressão. Para um outro que se realize com a mesma entropia, como devemos usar o prefixo iso-? "Isoentrópico", ou "isentrópico"?
Muito obrigado!
Diz-se «andar ao pé-coxinho», ou «andar a pé-coxinho»?
Qual ou quais as expressões certas numa despedida: «até sábado», «até ao sábado», ou «até o sábado»? Quer dizer, até + qualquer dia da semana.
Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações