Gostaria de saber da existência da designação da «pessoa que recorre aos certificados de aforro».
Obrigado.
Ultimamente tenho reparado que em contexto culinário se usa a palavra decadente, como no exemplo «fiz uma sobremesa decadente, deliciosa».
A utilização da palavra neste contexto está correcta?
Obrigada!
Qual a origem da palavra piroso?
O que significa a expressão «cinco réis de gente»?
Na frase: «A participação dos trabalhadores na gestão e/ou nos lucros das empresas, o chamado accionariado do trabalho, e coisas semelhantes.»
Diz-se accionariado?
Obrigada.
Qual é a designação correcta do tipo de energia renovável que se extrai da retenção de água nas barragens? Hídrica, ou hidráulica?
Tive necessidade de consultar o vosso site e fiquei com uma dúvida:
Ele rege-se ou não pelo novo Acordo Ortográfico?
Foi a escrita de fim-de-semana que me chamou a atenção.
É com muita frequência que se ouve nos media a expressão «ter morto». Penso haver aqui uma confusão com dois verbos, matar e morrer: «ter matado» e «ser ou estar morto». Ora, a expressão alude ao facto de ter sido morta uma pessoa, mas, neste caso, aplicando o verbo morrer, há que recorrer ao verbo ser, passando o sujeito a sujeito agente da passiva, certo? «Ter morto» está errado, sendo o correto «ter matado», não é assim?
Muito obrigada.
Gostaria que me esclarecessem se a palavra incendiarismo existe em português e qual é o seu significado.
Obrigado pela atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações