Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Luís Fernandes portugal 36K

Na seguinte frase, deve dizer-se «tais como» ou «tal como»: «A menos que a autorização seja justificada por razões ligadas ao interesse geral tais como a protecção dos consumidores»?

Christopher Ignacio Havai 31K

   Qual a diferença, de sentido, entre as frases «falar em» e «falar de»? Significam a mesma coisa?

Duarte Viana Lisboa, Portugal 5K

Faz algum sentido que «bilingue» leve acento?

Francisco Almeida Évora, Portugal 8K

Deslocamento (no sentido de mudança de lugar) é o mesmo que deslocação?

António Lopes estudante universitário Almada, Portugal 23K

Cá em casa por vezes surgem discussões deste tipo. A situação de hoje foi a seguinte: Ao provar uma caneca de café, a ao sentir que este estava tudo menos doce, Vítor exclamou: «Este café está azedo!», provocando, obviamente, algum desagrado a quem preparara a bebida.

Ora a questão reside no facto de Vítor alegar que «lá no Norte», o que nós em Lisboa chamamos de amargo, é denominado de azedo, bem como, ao invés de usar azedo, se utiliza estragado.

Particularmente discordo do uso do termo azedo para esta situação, mas haverá alguma racionalidade em tal uso, neste caso?

Nuno Carro Fernandes Portugal 12K

   Dizem-me que, em contratos, as respectivas cláusulas devem designar-se assim: primeira, segunda, terceira..., décima, onze, doze, treze... E não décima primeira, décima segunda, décima terceira...

   É verdade?

Anónimo 2K

Vi esta sigla (com letra pequena) num livro sem uma explicação esclarecedora. É português?

Aníbal L. da Cunha Valongo, Portugal 3K

Que quer dizer a expressão «dinheiro amuado»?

Carlos Sepa Nunes Portugal 10K

A propósito do debate sobre a reforma da Segurança Social em Portugal, apareceu (escrita) uma nova palavra, no mínimo estrambólica: «Plafonar»/«plafonamento» (a cinco salários; ou: plafonara pensão por repartição significa estabelecer um limite...). O aborto, é óbvio, vem do vocábulo inglês "plafond" e foi empregue por um dos responsáveis da dita reforma (Correia de Campos) e por um dos seus economistas Augusto Santos Silva, por sinal no mesmo jornal, o matutino "Público".

Que diz disto o Ciberdúvidas?

José Anunciação Oeiras, Portugal 7K

Diz-se que os falantes é que acabam por fixar as mudanças linguísticas. Quer isso dizer que, dentro de alguns anos, seja correcto dizer «tênhamos», «póssamos», «quêiramos», «fáçamos», etc.?