DÚVIDAS

Amargo

Cá em casa por vezes surgem discussões deste tipo. A situação de hoje foi a seguinte: Ao provar uma caneca de café, a ao sentir que este estava tudo menos doce, Vítor exclamou: «Este café está azedo!», provocando, obviamente, algum desagrado a quem preparara a bebida.

Ora a questão reside no facto de Vítor alegar que «lá no Norte», o que nós em Lisboa chamamos de amargo, é denominado de azedo, bem como, ao invés de usar azedo, se utiliza estragado.

Particularmente discordo do uso do termo azedo para esta situação, mas haverá alguma racionalidade em tal uso, neste caso?

Resposta

Amargo, azedo e estragado não se devem confundir (convém não exagerar o bairrismo, quando há perigo para a clareza da língua). Amargo é o contrário de doce, azedo quer dizer ácido, estragado significa que não presta, prejudica a saúde. Por vezes diz-se azedo, por estragado, quando se trata de sopa, porque o facto de esta estar estragada (ou quase…) lhe confere certa acidez; aqui azedo está, pois, por estragado, o que sucede muito no Verão. O contrário de doce é amargo, mas dialectalmente há quem diga doce no sentido de insonso, o que é igualmente uma impropriedade de linguagem, pois só as variantes deste último termo insosso, ensosso é que são antónimos de salgado.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa