DÚVIDAS

Palavras terminadas em -aria / -eria
Em que condições se usa -aria ou -eria nas palavras formadas: barbarismos? Neologismos: formação incorrecta das palavras. Ex. alfaiataria nunca poder ser alfaiateria? Sufixos (dentro dos afixos) Estabelecimento: papel, papelaria - livro, livraria Qualidade: velhaca, velhacaria Colecção: escada, escadaria -aria = sufixo nominal: Ajuntamento Colecção Abundância (casaria, infantaria) Questão: quando é que uma palavra termina em -aria e quais a condições em que é mais correcto o uso de -eria??
Dias da semana – etimologia
Ouvi há uns tempos alguém dizer que a diferença etimológica entre os nomes dos dias da semana em português (segunda-feira, terça-feira...) e noutras línguas europeias (lunes, martedi, woensdag) se deve a uma "ordem" papal que pretendia abolir as referências a divindades pagãs (a Lua em 'lunes' ou 'lundi', Marte em 'martedi' ou 'mandag', ou o Sol em 'sunday' ou 'sunnuntai'). Só Portugal é que obedeceu. Esta historieta é verdadeira? Se a resposta for afirmativa, quando foi que ocorreu essa mudança? Quais eram os anteriores nomes dos dias da semana em português arcaico ou em galaico-português? Os nomes dos dias da semana em português (segunda-feira, terça-feira) têm alguma relação como os nomes dos dias da semana em grego ('deutera', 'triti',.., 'paraskevi'; desculpem as deficiências de transliteração)?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa