Li num poema: "Uma cantilena vinda de onde/ chegava quase apagada ..."
Poderia ser usado o onde nesse caso, ou é uma "licença poética?" Agradeço a resposta.
Pedimos nos digam, se possível, a origem dos nomes dos dias da semana.
Por que, de segunda-feira a sexta-feira, existe este "feira"?
Há algum motivo especial para que "sábado" e "domingo" chamem-se assim?
Muito obrigadas.
Nas respostas dadas pelo Dr José Neves Henriques é dito que girassol vem do francês 'girasol'. Se girassol, como penso que é em português : uma planta com flor amarela que gira sobre ela mesma acompanhando a luz do sol, então em francês é 'tournesol'. 'Girasol ' em francês é uma pedra de cor azulada.
Muito obrigado de me tirarem a dúvida.
Esta palavra faz-me espécie. Como pôde ser dicionarizada?
Trabalho em tabelionato e gostaria de saber se o correto é "Certidão de inteiro teor ou certidão em inteiro teor", de registros.
Sendo a província denominada por Trás-os-Montes e Alto Douro, gostaria de saber se existe alguma divisão na mesma, para que os naturais daquela província possam saber se são transmontanos ou alto-durienses. Por exemplo, uma pessoa natural de Lamego é ou não transmontana? E de Vila Real?
Grato pela atenção dispensada.
Na resposta do vosso mui ilustre colaborador, prof. Peixoto da Fonseca, sobre o hífen nas expressões mão-de-ferro e cabeça-de-vento, leio o seguinte:
«Concordo consigo em que ambas as expressões são do mesmo género. Contudo há talvez uma diferença, que deve ter sido tomada em consideração para grafar cabeça-de-vento com tracinhos (...)»
A minha dúvida (e a minha pergunta) é se não falta uma vírgula a seguir à conjunção "contudo". Pergunto porque continuo a ler frequentemente com e sem a vírgula. Afinal, como é?
Muito agradecido.
Não encontrei solução para esta pergunta nas respostas anteriores, por isso a formulo.
Qual é mais correcto utilizar-se: mais grande do que ou maior do que?
Emprega-se a mesma regra para mais pequeno do que ou menor do que?
Estou com uma dúvida relacionada ao plural de verbos.
Por exemplo: qual o correto? Parecem «ser» necessários ou parecem «serem» necessários?
Na verdade, eu gostaria de um esclarecimento acerca de como se empregar o plural dos verbos: ser, estar, parecer, acontecer, ir, vir etc. Isso porque, em determinadas frases, vemos estes verbos algumas vezes no plural, outras vezes no singular.
Muito obrigado, desde agora.
Está correcto dizer ou escrever "vai vir"?
Ex.º: "Vai vir aí correio".
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações