DÚVIDAS

Contudo, com ou sem vírgula

Na resposta do vosso mui ilustre colaborador, prof. Peixoto da Fonseca, sobre o hífen nas expressões mão-de-ferro e cabeça-de-vento, leio o seguinte:

«Concordo consigo em que ambas as expressões são do mesmo género. Contudo há talvez uma diferença, que deve ter sido tomada em consideração para grafar cabeça-de-vento com tracinhos (...)»

A minha dúvida (e a minha pergunta) é se não falta uma vírgula a seguir à conjunção "contudo". Pergunto porque continuo a ler frequentemente com e sem a vírgula. Afinal, como é?

Muito agradecido.

Resposta

Agradecendo as suas amáveis palavras, quanto à sua dúvida acerca do uso de vírgula depois de contudo devo dizer que, neste caso, é facultativo. Com vírgula a conjunção lê-se seguida duma pausa que lhe dá maior ênfase, sem ela a leitura (ou a fala correspondente) prossegue quase sem interrupção, ficando o contudo mais integrado no conjunto.

Outra hipótese seria escrever: «Há, contudo, talvez, etc.», em que a conjunção, entre vírgulas, ainda mais se destacava, mais se marcava a oposição da frase relativamente à anterior.

Porém está nas mesmas condições de poder ir entre vírgulas, ao contrário de mas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa