Eu não entendi como nós podemos classificar a frase "acertando" a frase ou a palavra de cada "função".
Ex.:
Comparativo de igualdade:
Maria é tão bonita quanto José.
Cadê o comparativo de igualdade? Eu não acho nenhum deles.
Existem outros tipos de comparativos?
Se houver me mande, que estou com curiosidade, e muito obrigado mesmo!
Gostaria de saber se em: magras, saibas, magas, vagas (subst.) há desinência nominal de gênero?
Diz a Gramática que os encontros vocálicos finais do vocábulo, que podem ser classificados como ditongos ou hiatos (ia,ie,io,ua,ue,uo), não devem ser separados. Isso é válido? Já que o hiato deve ser sempre separado?
Como ficaria separada a palavra: disenteria? Por favor expliquem tudo sobre os encontros vocálicos finais. Obrigada!
Qual é o significado da palavra darma e de onde provém?
Pretendo saber se a palavra "Flausina" existe realmente ou se é um calão. Caso a palavra exista realmente, qual o seu significado?
Gostaria de uma informação concreta sobre o plural dos diminutivos – qual a regra que se deve utilizar?
Muitíssimo obrigado.
Está correta a oração: "Dois milhões de laranjas foram colhidos (ou colhidas) no pomar."?
Agradecia que me ajudassem nesta dificuldade:
Como traduzir a palavra "millime", que vejo designar a moeda divisionária do dinar tunisino? Será aceitável "mílimo", um vocábulo agora desusado e com o siginificado de "a milésima parte de um todo"?
Renovo os meus parabéns a toda a equipa do Ciberdúvidas.
Na nossa literatura e lexicografia não há unanimidade quanto à ortografia da palavra "gnosiologia". Tive o privilégio de discutir o problema com algumas autoridades em linguística e filologia, nomeadamente Agostinho da Silva e Manuel Antunes. Mas não obtive resposta consensual. Tenho optado por escrever com "i", por considerar que a palavra se constrói a partir do grego "gnôsis". Porém, a forma "gnoseologia" continua a ser mais utilizada. Alguns filósofos e intelectuais com quem privei (como p.e. António Sérgio ou Castelo Branco Chaves) escreviam com "e". O Aurélio (última edição) é o único léxico que acolhe as duas formas; mas desaconselha o uso de "gnosiologia" - ao contrário do que a mim me parece mais correcto. Uma vez que se trata de um termo chave no domínio da filosofia (espaço disciplinar em que trabalho) gostava de conhecer a vossa opinião. Obrigado.
Solicito e agradeço me indiquem a maneira correcta da abreviatura de Capitão-de-Mar-e-Guerra.
Será Cmg ou CMG?
Renovo os meus agradecimentos.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações