DÚVIDAS

Gnosiologia

Na nossa literatura e lexicografia não há unanimidade quanto à ortografia da palavra "gnosiologia". Tive o privilégio de discutir o problema com algumas autoridades em linguística e filologia, nomeadamente Agostinho da Silva e Manuel Antunes. Mas não obtive resposta consensual. Tenho optado por escrever com "i", por considerar que a palavra se constrói a partir do grego "gnôsis". Porém, a forma "gnoseologia" continua a ser mais utilizada. Alguns filósofos e intelectuais com quem privei (como p.e. António Sérgio ou Castelo Branco Chaves) escreviam com "e". O Aurélio (última edição) é o único léxico que acolhe as duas formas; mas desaconselha o uso de "gnosiologia" - ao contrário do que a mim me parece mais correcto. Uma vez que se trata de um termo chave no domínio da filosofia (espaço disciplinar em que trabalho) gostava de conhecer a vossa opinião. Obrigado.

Resposta

A única forma oficial é com i (gnosiologia), como escreve o grande helenista que foi Rebelo Gonçalves, no seu insuperável Vocabulário da Língua Portuguesa. O meu Aurélio também só grafa com i (2.ª edição, revista e aumentada, 36.ª impressão); refiro-me ao Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Mas não deixa de ser curioso que o termo correspondente em espanhol, italiano e romeno se escreve com e, que se pronuncia como tal (e não como i), e extraordinário é não ter conseguido encontrar o vocábulo quer em francês, quer em inglês!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa