Quando temos que fazer um comentário global sobre um texto, o que significa modos de representação e expressão?
Os verbos intransitivos são os que não necessitam de complemento certo.
Existe verbo intransitivo direto, ou indireto ou ambos?
Quais são os casos especiais?
Como se separam as sílabas de digno? Dig-no ou di-gno?
Continuo com dúvidas em relação à utilização do pronome pessoal certo no complemento directo e indirecto, no que se refere ao vocês: deverá ser "Dou-vos um livro "ou "dou-lhes um livro"? E deverá ser "Dou-vo-lo" ou " Dou-lho" ainda para vocês? Vários manuais e gramáticas para estrangeiros têm apenas a forma com "vos" e a verdade é que os portugueses usam ambas, mas qual é a mais correcta, qual deve ser ensinada?
Obrigada.
"A minha mãe nasceu em Faro."
Faro (cidade) é masculino ou feminino? Porquê?
Necessito informações sobre a origem, data, universidade em que foi originado o título de "Doutor".
Agradecida.
Devo escrever: o contentor vai ser enchido (com carga) ou "vai ser cheio"?
Revestindo o mesmo significado nas línguas francesa e inglesa, como se deverá traduzir em português o termo "eviction" ("forced evictions and human rights") para que se mantenha o mesmo sentido de interpretação? Trata-se de um contexto no âmbito dos direitos humanos.
Obrigada pelo vosso esclarecimento.
Visto que se inicia um novo ano, gostaria de desejar a toda a equipa um Próspero Ano Novo bem como para o Ciberdúvidas e, claro está, para a língua portuguesa.
Como se escreve o verbo que dá origem ao substantivo privilégio? É "privilégio", "previlégio", e é "priveligiar" ou "previligiar" ou "privelegiar" ou "priviligiar"? Estou com imensas dúvidas quanto a esta palavra e agradeço confirmação!
Gostaria de saber se na frase "Queres que o meu almoço regurgite?" a aplicação do verbo faz sentido, ou se contrariamente, e dado se tratar de um acto referencial a alguém, estaria correcta (ou mais correcta) a frase "Queres que regurgite o meu almoço?".
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações