Pode-se usar o português falado ou escrito em Portugal como aqui no Brasil, como por exemplo: «João suicidou-se»?
Qual é o feminino de anglo-saxão? Nenhuma gramática ou dicionário me soube responder isso (eu diria anglo-saxona baseado na forma castelhana anglosajona) mas já ouvi da boca de um juiz a forma anglo-saxã – e deixo aqui meus parabéns pela excelente página, que visito pelo menos duas vezes por semana. Serão as duas formas corretas?
Obrigado.
A minha dúvida é a seguinte: Diz-se “bala de canhão” ou “bola de canhão”? De onde surgiu a expressão e quais os possíveis significados?
Podem ajudar-me com urgência? Agradeço.
Qual a expressão mais correcta, «congresso da Haia» ou «de Haia»?
«Na Haia» ou «em Haia»?
Poderiam esclarecer-me, por favor, se a frase correcta é: «Era princípios de Março...» ou «Eram princípios de Março...»?
Penso que o exemplo apresentado para definição de anteco está errado!
Seria antes exemplo de antípoda.
Corrijam-me se eu errei!
As minhas desculpas por vir à colação sem ter sido chamado.
Quando devo usar quantia e quando devo usar quantidade?
A expressão “encarteirar” existe, usada no sentido de inserir um novo cliente numa carteira de clientes já existente?
Gostaria de obter todas as onomatopeias referentes aos sons emitidos por animais, bem como o seu nome. Por ex.: cão – au au – ladrar. Balir é o nome que se dá ao som emitido pelas ovelhas e cabras?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações