Gostaria de saber se o verbo vitimizar existe com o sentido de fazer-se de vítima. É que não o encontro no dicionário e ele é usado pelo menos na linguagem corrente com esse sentido, bem como o substantivo vitimização.
Agradeço o esclarecimento desta dúvida:
Devo escrever «sem tentares impor-te» ou «sem tentar impores-te»?
Muito obrigada pela atenção que a questão vos possa merecer.
Gostaria de saber a diferença entre um requerimento e uma requisição (ou entre requerer e requisitar).
Obrigado.
Gostaria de saber qual é a origem etimológica da palavra "carta".
Gostaria de saber como se deve escrever videorrepórter e videorreportagem?
Deve conter hífen, deve ser separado ou como escrevi está correto?
Há os que dizem videojornalistas... Geralmente as palavras aglutinadas com o sufixo vídeo são unidas sem hífen, neste caso o repórter ganha mais uma letra 'r' para não ficar estranha a pronúncia videorepórter?
Qual das formas é mais correcta, ou é indiferente?
Ensinaram-me no Liceu que a palavra "ilação" continha em si já a noção de "extracção", pelo que não devia dizer «tirar uma ilação» em virtude de a expressão ser redundante.
A fórmula correcta seria pois «fazer uma ilação».
É assim, ou estou enganado?
Obrigado.
Conscientizar e conscientalizar. O Dicionário Universal da Língua Portuguesa não apresenta o primeiro termo. Qual é o mais correcto?
A palavra "histrionismo" existe? E se existe, é derivada de histrião?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações