O valor conjuntivo do ou
Sou estudante e gostaria de saber qual o valor da conjunção «ou» no texto: «As aprendizagens ligadas a componentes do currículo de carácter transversal ou de natureza instrumental, nomeadamente no âmbito da educação para a cidadania ou da compreensão e expressão em língua portuguesa, constituem, numa perspectiva formativa, objecto de avaliação em todas as disciplinas.» Este «ou» equivale a «e»? Seria possível clarificarem este texto? Obrigada!
A direcção convida-os a estar ou a estarem presentes?
Qual é o caso mais correcto? «A direcção convida-os a estar presentes» ou «A direcção convida-os a estarem presentes»?
Um professor de Português [...], depois de reflectir um pouco, chamou a atenção para a conjugação perifrástica:
Verbo + a + infinitivo
seria então segundo ele:
«A direcção convida-os a ESTAR presentes.»
Poderiam explicar-me [...] se a afirmação do professor de Português está correcta?
Ainda sobre “couve-lombarda” e lombardo
Agradeço a atenção dispensada, mas não fiquei convencido com a explicação dada. Diz o Ciber que em “lombardo” está subentendido repolho. Ora eu julgo antes que o que está subentendido é a palavra “couve”, em “lombarda”: Ninguém diz “repolho-lombardo”, mas sim “couve-lombarda”. Ou seja, em meu entender, o que deverá estar correcto é “couve-lombarda”, “lombarda” ou “repolho”. “Lombardo”, não.
A grafia de reospitalização e a pronúncia de coxofemoral
À semelhança do que acontece com «reidratação» será que se pode escrever «reospitalização»? Uma outra dúvida: há médicos que pronunciam «articulação coxo-femoral» como “cokso-femoral” enquanto outros dizem “cocho-femoral”. Qual das formas é a mais correcta? Muito obrigado!
Pronome pessoal do caso oblíquo
Qual é a razão de o pronome oblíquo ter esse nome?
Predicativos com o verbo lembrar
Na frase «Ainda me lembro dele bebé», considerando que «dele» será um complemento preposicionado, qual é a função de «bebé»? A mim parecia-me que deveria ser um predicativo do complemento directo, mas se não há complemento directo... Agradecia que me elucidassem.
O uso da expressão «ir ter»
A expressão muito utilizada «eu vou lá ter» usa o verbo ter, não no seu sentido mais comum de posse. Será correcto?
Simploríssimo
Gostaria de saber qual o superlativo absoluto sintético de «simplório».
Acerca da grafia de Cármen
Como se escreve: Carmen ou Cármen? É acentuado ou não? Porquê?
O significado de desfragmentar
O que significa «desfragmentar»?
