Como se chamam os naturais de Lobrigos (Peso da Régua, Portugal)? “Lobriguense”, “lobricense” ou outro nome de naturalidade?
Nas frases «Ele sentiu o corpo a tremer» e «Era um corpo estranho», a palavra "corpo" é, obviamente, polissémica. Mas, neste caso, pode considerar-se que também existe homonímia?
Com frequência em documentação relacionada com a aeronáutica encontro a palavra "frangibility", quando se refere à capacidade quebrável dos obstáculos que se encontram próximo das pistas. Pode-se utilizar – em português – frangibilidade? Muito obrigado pelo apoio que tenho tido com o Ciberdúvidas.
A palavra “viria”, substantivo, singular, vem utilizada em frases como «as vírias de ouro colocadas nos braços de Viriato simbolizando o poder»; “viria” deu, assim, nome ao homem que as possuía. Gostaria de saber o significado exacto da palavra bem como a etimologia.
Qual será a melhor forma de escrever o nome desta povoação nortenha: “Ribadave”, “Riba de Ave” ou “Riba d'Ave”?
Gostaria de vos felicitar pelo trabalho desenvolvido. Li, há dias, a seguinte frase: «Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras ou falsas.» Mas não parece correcta a construção «classifica em». Será só estranhamento de minha parte? Qual a regência do verbo “classificar”? Obrigada.
Gostaria de saber que preposições regem os verbos designar e denominar.
Obrigada pela atenção.
Qual a origem da palavra “fanático”? E de “fã”? E já agora qual o seu significado denotativo?
Li no Ciberdúvidas a seguinte oração, que me causou estranheza:
«O mesmo dicionário só raras vezes apresenta factos, situações, lendas ou crenças que se julgam estar na origem de uma dada expressão.»
Eu teria dito: «... lendas ou crenças que se julga estarem na origem de uma dada expressão.»
São as duas expressões corretas ou apenas uma das apontadas e por quê?
Obrigado mais uma vez.
Gostaria que me ajudassem a dividir e a classificar as orações do seguinte período: «Quem haverá que não admire a virtude daquele peixinho?» Muito obrigada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações