Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Rui Moura Funcionário público Vila Real, Portugal 6K

Como se chamam os naturais de Lobrigos (Peso da Régua, Portugal)? “Lobriguense”, “lobricense” ou outro nome de naturalidade?

Carlos Pinto Portugal 40K

Nas frases «Ele sentiu o corpo a tremer» e «Era um corpo estranho», a palavra "corpo" é, obviamente, polissémica. Mas, neste caso, pode considerar-se que também existe homonímia?

Rui Borges Portugal 4K

Com frequência em documentação relacionada com a aeronáutica encontro a palavra "frangibility", quando se refere à capacidade quebrável dos obstáculos que se encontram próximo das pistas. Pode-se utilizar – em português – frangibilidade? Muito obrigado pelo apoio que tenho tido com o Ciberdúvidas.

Ana Bento Portugal 7K

A palavra “viria”, substantivo, singular, vem utilizada em frases como «as vírias de ouro colocadas nos braços de Viriato simbolizando o poder»; “viria” deu, assim, nome ao homem que as possuía. Gostaria de saber o significado exacto da palavra bem como a etimologia.

Luís Santos Portugal 4K

Qual será a melhor forma de escrever o nome desta povoação nortenha: “Ribadave”, “Riba de Ave” ou “Riba d'Ave”?

Patrícia Gonçalves Portugal 10K

Gostaria de vos felicitar pelo trabalho desenvolvido. Li, há dias, a seguinte frase: «Classifica as afirmações seguintes em verdadeiras ou falsas.» Mas não parece correcta a construção «classifica em». Será só estranhamento de minha parte? Qual a regência do verbo “classificar”? Obrigada.

Matilde Custódio Algarve, Portugal 31K

Gostaria de saber que preposições regem os verbos designar e denominar.
Obrigada pela atenção.

Sandra Pinho Portugal 21K

Qual a origem da palavra “fanático”? E de “fã”? E já agora qual o seu significado denotativo?

Luciano Eduardo de Oliveira Brasil 3K

Li no Ciberdúvidas a seguinte oração, que me causou estranheza:
«O mesmo dicionário só raras vezes apresenta factos, situações, lendas ou crenças que se julgam estar na origem de uma dada expressão.»
Eu teria dito: «... lendas ou crenças que se julga estarem na origem de uma dada expressão.»
São as duas expressões corretas ou apenas uma das apontadas e por quê?

Obrigado mais uma vez.

Luísa Pires Portugal 2K

Gostaria que me ajudassem a dividir e a classificar as orações do seguinte período: «Quem haverá que não admire a virtude daquele peixinho?» Muito obrigada.