O «acto de rebobinar»
Qual o termo correto para o «ato de rebobinar»: «rebobinamento», «rebobinagem» ou não existe nenhum termo?
A pronúncia de “.com” (Internet)
Esclarecido que estou quanto à pronúncia de Telecom, gostaria de saber se a regra da prolação [õ] se aplica igualmente à abreviação de “com”, dos endereços da Internet (casos de Sonae.com, fulano de tal@empresaxpto.com, por exemplo) ou de entidades como a Anacom É que o que oiço, seja na TV, na rádio como na publicidade, é “come”, “come”, “come”… Ah!, e já agora: CD-ROM deve pronunciar-se como se diz em Portugal – ou seja: [cêdê-róme] – ou como o fazem os brasileiros [cêdê-rõ]? Muito obrigado.
Análise sintáctica da frase «Ele bebeu o café frio»
Como se analisa sintacticamente a frase «Ele bebeu o café frio»?
A palavra trílice
Gostaria de saber o significado da palavra trílica, uma vez que consultei diversos dicionários e não encontrei qualquer referência. A expressão é «... não se limitando à construção trílica...» e encontra-se num manual de História A do 10.º ano.
«Na ordem de»/«da ordem de»
A minha questão é a seguinte: diz-se, por exemplo, «hoje esteve uma temperatura na ordem dos 20 graus» ou «hoje esteve uma temperatura da ordem dos 20 graus»? Obrigada, mais uma vez.
Profissionalismo vs. “profissionalidade”
Tenho lido em vários documentos, alguns até emanados de instituições educativas oficiais, «competências para a profissionalidade», tendo-me esta última causado estranheza. Pus mãos a vários dicionários, e nenhum dos que consultei incluía tal palavra. Deduzi que tal termo se deve ao crescente trânsito de professores e técnicos de educação entre Portugal e Espanha, com os nossos conterrâneos a importar com o devido aportuguesamento a dita palavra.
Enfim, qual não foi o meu espanto quando alertei os docentes e instituições para a incorrecção do termo, e me responderam sem corar: «Isto de a língua ser um ser vivo em mudança é muito... complexo!» Com tanta insistência, sou eu que começo a ficar com dúvidas, que gostaria que me esclarecessem se efectivamente se pode dizer «competências para a profissionalidade».
Grata antecipadamente.
Portugueses/“portugeses” (grafia arcaica)
Em manuscritos antigos aparecem estas duas formas: “portugueses”/“portugeses”. A segunda escrita é a mais antiga? Quando foi adoptada a grafia com "gu"?
«Não há poucos...» = «há não poucos...»
«Não há poucos...» ou «há não poucos...»? Gostava de saber qual a diferença entre estas duas orações. Obrigado pela atenção.
Peixes-espadas e mangas-espada?
Verifiquei por aqui que o plural de peixe-espada é peixes-espadas. No entanto, na Nova Gramática do Português Contemporâneo, o plural de manga-espada é mangas-espada, porque espada é um nome que funciona como determinante específico, tal como navio-escola/navios-escola. Será que me podem esclarecer? Desde já, obrigada.
Estatal ‘vs.’ estadual
Qual é a diferença entre “estatal” e “estadual”?
