Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Cristina Freitas Professora Gaia, Portugal 5K

1. «O senhor do Porto esteve aqui.»

2. «Ele veio do Porto.»

Está correcto afirmar que, na frase 1, «do Porto» é complemento determinativo porque está ligado ao nome e, na frase 2, é um complemento circunstancial de lugar?

Obrigada.

Pedro David Estudante Beja, Portugal 25K

Eu sei que a palavra alto pertence à classe dos adjectivos. Agora surgiu-me a dúvida de, na frase «ele fala alto», a referida palavra pertencer à dos advérbios.

Maria Cleto Advogada Lisboa, Portugal 3K

Num determinado contrato de mandato de gestão consta a seguinte frase:

«A sociedade XXX será responsável por qualquer prejuízo decorrente do exercício negligente deste mandato, designadamente decorrente do incumprimento pela sociedade XXX de qualquer legislação ou regulamentação aplicável àquela, ou decorrente da realização de menos-valias relativamente ao valor dos activos financeiros à data em que foram confiados à sociedade XXX para serem geridos no âmbito deste contrato, e pelas obrigações fiscais resultantes dos rendimentos obtidos em consequência do referido mandato.»

Solicitamos que, relativamente à frase acima, se dignem esclarecer se o conceito de «exercício negligente» aí expresso abrange, ou não, a realização das aí referidas «menos-valias».

Permitimo-nos uma chamada de atenção para o facto de a frase «(…) designadamente decorrente do incumprimento pela sociedade XXX de qualquer legislação ou regulamentação aplicável àquela (…)» se encontrar entre vírgulas.

Obrigados.

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 18K

«Não se desabotoa as calças em público», ou «não se desabotoam as calças em público»?

Obrigada!

Vanessa Faria Gestora hospitalar Beja, Portugal 6K

Existe a palavra "gregarismo"? O contexto é o seguinte: «regras que contrariam o gregarismo em torno da família, característico nas comunidades ciganas.»

Diogo Filipe Professor Lamego, Portugal 6K

Gostaria de saber qual o significado da palavra safra. Não se consegue localizar nos dicionários. Existe?

Carla Ferreira Estudante Lisboa, Portugal 42K

Será que me podiam ajudar relativamente aos processos de criação lexical existentes e se me poderiam descrever e exemplificá-los, por favor?

Inês Urmal Estudante Lisboa, Portugal 7K
«Do Verão restava apenas uma fugaz lembrança, no entanto, os descendentes raios de sol continuavam a raiar em toda a sua plenitude, não havendo uma única nuvem que se intrometesse no seu trajecto.»

Estou com algumas dúvidas em relação à divisão desta frase em orações, e à sua respectiva classificação.

Para além disso, estou também com dificuldades em identificar nesta frase um complemento determinativo e um complemento circunstancial de lugar.

Aguardo pela vossa ajuda. Obrigada.

Ana Paula Souza Assistente administrativa Rio de Janeiro, Brasil 63K

Gostaria de saber se existe aumentativo e diminutivo da palavra saudade.

Ana Castro Investigadora Porto, Portugal 6K

Qual o feminino de guinéu-equatoriano? "Guineia-equatoriana"? Ou "guinéu-equatoriana"?

Obrigada.