«Estou na/em casa do Pedro»
É correcto dizer-se «Estou na casa do Pedro», ou dever-se-á dizer «estou em casa do Pedro»? Diz-se «estou na cantina, no cinema, no trabalho, em casa». Contudo, quando nos referimos à casa de outrem, há contracção da preposição em com o artigo a?
A função sintáctica de «de roupas novas» em «O menino precisava de roupas novas»
Na frase «O menino precisava de roupas novas», qual é a função sintáctica desempenhada por «de roupas novas»?
O plural de algodão-doce
Qual é o plural da palavra algodão-doce?
«O cálculo se processa...»
É correto escrever «o cálculo se procede da seguinte forma...»?
Antónimo de forreta
Um possível antónimo de forreta...
A interjeição ai!
A palavra ai!, que se classifica morfologicamente como interjeição, poderá também ser considerada uma onomatopeia?
«Pensador evolucionista»
Agradecia que me informassem se, em relação às teorias darwinianas, a forma correcta é «pensador evolucionário» ou «pensador avolucionista».
Útil, utilidade e utensílio
Gostaria de reunir o máximo de informação acerca da história das palavras-chave que indiquei. Tanto quanto sei, a sua origem etimológica provém do latim, mas gostaria de saber mais acerca da importância que tiveram na nossa língua em outras épocas, em especial antes da chamada idade moderna. Ouvi dizer que em certos povos "arcaicos" não havia distinção, ao nível do vocabulário, entre útil e inútil, e que esta distinção apenas começa com a passagem às formas patriarcais e agrícolas de sociedade, acentuando-se ao longo da Modernidade — gostaria de saber se esta hipótese tem algum fundamento e ficaria muito agradecido se me pudessem ajudar a chegar a alguma conclusão.
Muito obrigado.
A divisão silábica da palavra maisena
Como se divide silabicamente o vocábulo maisena. No Michaelis, encontra-se ma.i.se.na. Porém, no Luft, encontra-se mai.se.na. Qual a divisão correta?
Ovnilogia e ovniologia
Qual a forma correcta de escrever: ovniologia, ou ovnilogia?
