Hieróglifo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Hieróglifo

Escreve-se e lê-se "hieróglifo", ou "hieroglifo"? Ou será que se pode ler/escrever das duas maneiras?

Fernando Baptista Funcionário público Cantanhede, Portugal 6K

Escreve-se hieróglifo e hieroglifo, mas a primeira forma é mais corrente. Maria Helena de Moura Neves, no Guia de Uso do Português (São Paulo, Editora Unesp, pág. 406), diz que «hieróglifo e hieroglifo são variantes prosódicas. A sílaba tônica pode ser, pois, a antepenúltima (, com acento) ou a penúltima (GLI, sem acento). A primeira forma ocorre com feqüência muito maior (91%) [percentagem relativa ao corpus utilizado pela autora].

A palavra vem «do gr[ego] hierós, "sagrado" + glýphein, "gravar", pelo fr[ancês] hiéroglyphe». Trata-se de «cada um dos caracteres ou figuras do sistema de escrita pictórica dos antigos Egípcios e de outros povos, que representavam palavras, conceitos ou objectos». Em sentido figurado, é «coisa escrita ilegível» ou «coisa enigmática, misteriosa».

[Cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora]

Carlos Marinheiro