Hebdomadariamente + padroado
Gostaria saber se hebdomadariamente será sinónimo de semanalmente; e padroados, os protegidos pelo padroeiro.
Sobre a aceitabilidade das pronúncias regionais (Portugal)
Sendo de Castelo Branco, ao mudar-me para Évora, fui "criticado" por uma maneira minha de falar que passarei a explicar. Se eu falar lentamente, direi: «A água está quente», p. ex. na oralidade formal. Porém, ao falar numa corrente familiar e com amigos, ao falar mais rapidamente, para tornar a frase menos complicada de dizer (inconscientemente...), direi algo do género: «Aiágua xtá quente.»
Erro ao tornar inconscientemente a frase mais simples de dizer?
Ou, cada vez que falo informalmente, tenho de "silabar" cada palavra dafrase?
Para terminar, gostaria de saber se é correcto que um professor exija que eu diga «Eu vi ú cão» (em vez de «eu vi o cão»), "Hugo" (em vez de "Hugo") e "coalho" em vez de "coelho".
Desde já obrigado e parabéns pelo magnifico estado deste site.
A definição da palavra iconicidade
Estou estudando para a disciplina de Didáctica do Português e deparei-me com a palavra iconicidade relacionada com um cartoon. Necessito da sua definição.
Sobre a formação da palavra preconceito
Queria saber se a palavra preconceito é composta por aglutinação. Obrigada.
«... no sentido de que...»
Como se diz «em bom português»?
«Impõe-se concluir no sentido de que, no presente caso, toda a prova viu a sua eficácia precludida», ou «Impõe-se concluir no sentido de, no presente caso, toda a prova viu a sua eficácia precludida»?
Eu escreveria (e escrevo) como na primeira alternativa. No entanto, uma colega minha duvida do que lhe disse.
Muito obrigado pela atenção e disponibilidade.
A função sintáctica de «com as histórias»
Na frase «A menina ficou encantada com as histórias do avô», qual é a função sintáctica de «com as histórias»? É equivalente a uma passiva? «Pelas histórias»?
Palavra para designar a avaliação ou o nível de literacia
Gostaria de saber se a palavra "info-literacia" existe, para designar a avaliação ou o nível de literacia de uma comunidade na área das TIC.
Se não existe, que palavra poderá designar esse conceito?
Ainda «O homem corria e, todavia, era lento»
Parece-me estranha, na frase apresentada pelo consulente Nuno Pinho Melo em 5/2/2009, a coocorrência das conjunções e e todavia, embora admitida pelos distintos consultores Carlos Rocha e Rui Gouveia. A par da evidente redundância, pois ambas têm valor adversativo, ainda há o empobrecimento do estilo e da concisão.
«O homem corria, mas era lento» ou «O homem corria, e era lento» ou «O homem corria, todavia era lento». Mais simples e mais elegante.
A propósito de lusofonia e lusografia
Porque é que denominam de "lusofonia" escritas que de "phones" ou sons nada têm, sendo exclusivamente grafias?
Não se deveria escrever "lusografia"?
Penso que sim!
É um dos erros sistemáticos dos teóricos da "Língua Escrita" e digo assim porque não têm voz, com frequência de som, sua intensidade e duração cronológica do timbre vocálico que aparece escrito.
Grato por resposta.
Provérbios e expressões populares relacionados com a caça
Gostaria que me informassem da existência de provérbios e expressões populares relacionados com a caça e a sua explicação.
Desde já, o meu agradecimento pessoal e profissional.
