Eu preciso fazer um trabalho sobre a origem da palavra sempre: saber se no latim ela tem o mesmo sentido, por que veio para a língua portuguesa e não para as demais latinas.
Na frase «A Joana chegou mais cedo do que o costume», a palavra cedo é um adjectivo, ou um advérbio?
Vi num texto a palavra vilãmente usada como advérbio. É possível? Achei estranho até pelo acento.
Estará correcto?
A frase «Sempre vamos ao cinema?» está correcta gramaticalmente, no que toca ao uso de sempre?
Obrigada.
Escreve-se "magnificamente", ou "magníficamente"?
Gostaria de saber se a palavra "conceitualmente" existe ou se será mais correcto usar "conceptualmente" ou "conceituadamente". Estas três palavras podem dizer-se sinónimas?
Obrigada.
Numa conversa de amigos, surgiu a dúvida acerca da (in)correcção da palavra "amiudamente" e do significado de "amiudadamente". Será que este último termo apenas significa «frequentemente», ou pode ter alguma ligação com miúdo e significar também «pormenorizadamente»?
Qual a forma correcta?
«Viam-se pessoas a correr meias despidas.»
«Viam-se pessoas a correr meia despidas.»
«Viam-se pessoas a correr meio despidas.»
Queria que de um modo simples me explicassem a diferença entre quando conjunção e quando advérbio de tempo. Já agora, na frase: «Quando chegas?», aqui quando classifica-se como pronome interrogativo?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações