DÚVIDAS

A classe de palavras de relativamente
A que classe de palavras pertence relativamente quando utilizada no sentido de «em relação a». Colegas me perguntaram se o uso de relativamente no exemplo abaixo estava correto: «Efetuamos a revisão dos procedimentos fiscais adotados na apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social, relativamente ao período compreendido entre 01/01/02 e 31/12/07.» Respondi que estava correto e "caí na besteira" de dizer que era um advérbio de modo que poderia significar: 1. de forma relativa, de forma considerável: «A instrução pública é relativamente universal.» 2. em relação: «Relativamente ao teu pedido, foi recusado.» 3. comparativamente: «Este, relativamente àquele, é maior.» Porém, retrucaram que, se era um advérbio de modo, o que estaria modificando? Pois bem, se não é um advérbio de modo, o que é então? Estamos ansiosos aguardando uma explicação! Muito obrigada.
A vírgula após as palavras enfim e portanto
Gostaria de saber se nos períodos abaixo deve haver vírgula após as palavras enfim e portanto e qual a justificativa para o uso ou não da vírgula nesses contextos. 1) «Faz também parte da descrição a sensibilidade "interna" do universo do observador: alegria, tristeza, amor, ira, enfim estados emocionais.» 2) «Precisamos utilizar uma linguagem denotativa, portanto referencial.» Grata pela atenção.  
Ainda as palavras pateta e patético
Até que ponto o erro, infelizmente tão comum, de colocar na mesma família semântica as palavras pateta e patético/pateticamente poderá ter-se imposto, já, de alguma forma, na língua? Sabe-se que, muitas vezes, o uso acaba por superar a norma escrita... A verdade é que hesito em colocar pateticamente numa tradução que estou a fazer com receio de a frase vir a ser erradamente entendida pelo grande público. O que aconselham? Muito obrigada!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa