Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Classe de palavras: verbo
José Pedro Santos Jornalista Lisboa, Portugal 7K

Nos últimos dias verifiquei que, nas notícias relativas à divisão interna no PS, os jornalistas recorrem por vezes à expressão «disputa pela liderança» dos socialistas.

Gostaria de saber se esta forma está correta e, em caso afirmativo, se é uma forma mais acertada do que «disputa da liderança» do PS.

Cláudio Alexandre Duarte Estudante Coimbra, Portugal 7K

Acabo de ver, por acaso, a vossa resposta n.º 17 034 e gostaria de manifestar minha estranheza pelo facto de este site, sistematicamente, impor a pronúncia do chamado português europeu padrão (baseado na pronúncia de Lisboa), obliterando as outras realizações de pronúncias da língua portuguesa. Estou a falar, neste caso concreto, da pronúncia do ditongo escrito em que é só (e apenas só) na região de Lisboa que tem a pronúncia [ɐ̃j]. No resto de Portugal, não é pronunciado assim e em outros países de expressão portuguesa (como meu caso) também não. Por isso, eu acho estranho que o Ciberdúvidas não alerte que em outras variantes do português palavras como «têm, veem, vêm, deem, etc.» não são pronunciadas com dois ditongos, um a seguir ao outro ['ɐ̃jɐ̃j], mas são pronunciadas com uma vogal seguida de um ditongo ['eẽj].

Espero ter, humildemente, dado um contributo com esta pequena chamada de atenção e que eu esteja enganado ao pensar que o Ciberdúvidas quer «impor» a pronúncia lisboeta a não lisboetas e a não portugueses.

Ana Stefan Funcionária pública Porto Alegre, Brasil 13K

Tenho ouvido com frequência num programa de leilão de jóias a expressão seguinte: «este anel é mais valoroso que o outro», sendo empregado no sentido de uma jóia custar mais caro, ter valor monetário atribuído maior que a outra.

Estará certo o emprego deste termo valoroso neste sentido? No dicionário e na literatura sempre li este termo empregado no sentido de um valor subjetivo em que uma pessoa é valorosa por sua coragem, feitos e realizações geralmente em benefício de outros!

Ouvi também os termos valorar e monetizar, verbos que constam em dicionários mas que são pouco usados. É correto o seu emprego?

Podem me elucidar estas dúvidas? Desde já, obrigada.

Diana Oliveira Estudante Vila, Portugal 8K

«A notícia circulou rapidamente pela freguesia.»

Qual é a função sintática de «pela freguesia»?

Cármen Miranda Secretária Luanda, Angola 19K

Qual das duas formas é correcta: «escamar», ou «descamar o peixe»?

Margarida Leitão Técnica Seixal, Portugal 7K

Na tradução de O Quarteto de Alexandria, encontrei o termo feminilizar: «Capodistria tem uma maneira involuntária de feminilizar tudo aquilo de que aproxima;...» Não encontro esta palavra no dicionário, embora em pesquisa tenha encontrado «estimular a libido feminina».

É correta esta palavra?

Júlio Lima Autônomo e universitário Duque de Caxias, Brasil 29K

Quero saber se está correta essa regência do verbo pedir: «Eu não pedi por comida.»

Abraço.

Isabel Corte Professora Lisboa, Portugal 34K

Na frase «Ele dedica-se (entrega-se) ao trabalho», «ao trabalho» é complemento indireto, ou complemento oblíquo? Porquê?

Isabel Martins Professora Aveiro, Portugal 12K

Qual a regra ortográfica que aplico ao escrever subir? Porque não é "sobir"?

Muito obrigada.

Paulo de Sousa Gestor Cascais, Portugal 8K

A edição online do Jornal de Notícias tinha há dias o seguinte:

«[...] Na outra meia-final, vão defrontar-se o Basileia (Suíça), que eliminou o Totenham de Villas-Boas, e o Chelsea, onde pontificam os portugueses Hilário e Paulo Ferreira e ainda os ex-benfiquistas David Luiz e Ramirez.»

Pelo sentido da frase, parece-me que o(a) jornalista está a atribuir um significado novo (eu, pelo menos, não o encontro em dicionário nenhum da língua portuguesa) ao verbo pontificar, que julgo ser o de «sobressair» ou «destacar-se». Existe esta "nova" aceção?